Imagem: NASA/Divulgação
A Hewlett Packard Enterprise enviou uma terceira versão do HPE Spaceborne Computer para a Estação Espacial Internacional (ISS) através de uma missão Northrop Grumman Commercial Resupply Services contratada pela Nasa a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9.
Construído a partir de servidores comerciais prontos para uso (COTS), o HPE Spaceborne Computer-2 aproveita o sucesso anterior do sistema como base para expandir o escopo e a complexidade de processamento em nível de data center e de computação de alto desempenho (HPC) no espaço, incluindo IA e cargas de trabalho de aprendizado de máquina (ML).
Leia mais: HPE e Juniper acreditam que fusão é ‘melhor dos dois mundos’
Segundo a HPE, o HPE Spaceborne Computer, baseado em servidores HPE Edgeline e ProLiant, foi atualizado com mais de 130 TB de armazenamento baseado em flash da KIOXIA, a maior capacidade de armazenamento já transportada para a estação espacial em uma única missão.
A estrutura do computador inclui quatro SAS Value Series RM KIOXIA 960 GB RM, oito NVMe XG Series de 1.024 GB e quatro SSDs SAS Enterprise PM6 de 30,72 TB. O armazenamento adicional em memória flash tornará possível executar novos tipos de aplicações e realizar pesquisas usando conjuntos de dados maiores por meio do Laboratório Nacional da ISS.
As melhorias no HPE Spaceborne Computer-2 também incluem um sistema operacional atualizado, software de suporte a voos espaciais da Nasa e novo sistema de segurança. Uma vez a bordo da estação espacial, a saúde e o estado destas tecnologias serão monitorizados diariamente para avaliar o desempenho nas duras condições do espaço.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…