Hcor adota nova plataforma para interoperabilidade de dados de saúde

Projeto em parceria com a CTC quer melhorar gerenciamento e conectar sistemas para facilitar acesso à informação de pacientes

Author Photo
5:20 pm - 17 de junho de 2024
Alex Vieira, do Hcor. Foto: Divulgação

O Hospital do Coração – Hcor, de São Paulo, começou esse ano um projeto de interoperabilidade de dados. O objetivo é otimizar a gestão dos dados da instituição de saúde, tornando-os acessíveis de forma padronizada e segura. A nova plataforma, chamada FastComm, está sendo implementada pela CTC.

Com a ferramenta, o Hcor busca se preparar para um futuro muitas vezes prometido na saúde privada, mas ainda longe da realidade: a interoperabilidade. No setor da saúde isso significa uma integração de sistemas de diferentes hospitais usando padrões para troca de informações entre eles, sob demanda e sem intervenção humana.

Leia também: Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

Segundo Alex Vieira, superintendente de inteligência digital e TI do Hcor, o projeto será implementado em todas as áreas da instituição, das assistenciais às administrativas. “A interoperabilidade exclui dados repetidos em sistemas variados e facilita a busca de informações, para que possamos interpretar com mais eficácia e rapidez o universo de dados existentes em nossos sistemas, incluindo os que estão em nossa base de pacientes, para entender quais os melhores protocolos em cada atendimento.”

O especialista diz que, diferentemente do segmento bancário, por exemplo, a área de saúde não segue um modelo ou um padrão para troca de informações, uma vez que foi “construída” sob o olhar particular de cada player. “Isso faz com que as empresas deixem de agir em prol dos pacientes e trabalhem pelo resultado. Essa integração, com certeza, terá um impacto muito positivo”, diz Vieira.

A plataforma também estabelece, segundo o hospital, um “motor” de comunicação entre o Hcor e startups. A ideia é que essas parcerias sejam facilitadas.

Linguagem padrão do Hcor

“Com essa nova plataforma, todos os profissionais do Hcor poderão acessar os dados dos pacientes mesmo que exames, consultas e cirurgias tenham sido registrados em sistemas diferentes. Isso acontece pelo uso de uma plataforma de interoperabilidade que utiliza troca de mensagens chamado de FHIR. Esse é o padrão mundial de troca de informação na saúde, que permitirá, no futuro, a interoperabilidade entre instituições”, diz Valter Lima, CEO da CTC.

O executivo afirma que a parceria com o Hcor servirá como exemplo para a implementação da interoperabilidade no País. “O modelo é mercadológico, atende às expectativas e crescerá de maneira disruptiva, mas ainda é pouco adotado”, diz.

O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, incluindo, claro, a cardiologia, mas também oncologia, neurologia e ortopedia, além de ter um centro próprio de medicina diagnóstica. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.