Imagem: Shutterstock
O ano de 2024 terminou com retração de 11,4% na atividade industrial registrada em dezembro de 2024, na comparação dessazonalizada com o mês anterior, revelou essa semana um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Automação, a GS1 Brasil. Em relação ao mesmo mês de 2023, também houve queda: 7,6%.
No acumulado dos últimos 12 meses, a variação também foi negativa, com -4,8%.
Leia também: Vencedores do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso da TI serão revelados em março
Segundo Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil, os números ilustram as dificuldades enfrentadas pela indústria de transformação em 2024. “O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial captou os desafios significativos no lançamento de produtos ao longo do ano. O desempenho de dezembro reforça esse cenário”, diz, em comunicado.
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial antecede a produção industrial ao medir a intenção das empresas em lançarem produtos no Brasil. Isso é feito por meio dos pedidos de códigos de barra feitos pelas organizações. Os números são divulgados todo 1º dia útil do mês.
Apesar das adversidades, Virginia ressalta a resistência e capacidade de inovação do setor. “O terceiro trimestre de 2024 foi um marco positivo, impulsionado pelo setor de alimentos, que alcançou o melhor desempenho da série histórica nesse período. Isso demonstra a capacidade da indústria brasileira de se reinventar, mesmo em um ambiente desafiador”, pondera.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…