Grupo Heineken implementa IA para otimizar vendas e reduzir perdas no varejo

Heineken implementou ferramentas de análise preditiva que reduziram ruptura de produtos e aumentaram vendas em até 60%

Author Photo
12:30 pm - 10 de junho de 2025
Imagem: Divulgação

O Grupo Heineken implementou soluções baseadas em inteligência artificial (IA) e análise preditiva para aprimorar sua relação com pontos de venda (PDVs) do varejo brasileiro. O projeto de digitalização de processos é uma resposta à tendência de automação de sistemas empresariais. Uma projeção da consultoria Gartner indica que 95% das decisões baseadas em dados serão parcialmente automatizadas até o final de 2025.

O programa Data Driven Insights (DDI) forma o núcleo desta transformação. Criado para responder desafios de negócio através de análises e inteligência artificial, o DDI permite decisões mais alinhadas às necessidades dos canais de venda.

Segundo a companhia, pontos de venda e as equipes comerciais da companhia serão os beneficiários diretos da iniciativa. A implementação ocorre em São Paulo e outras regiões onde o grupo atua, e abrange estabelecimentos que vendem bebidas para consumo imediato (on-trade) e para consumo posterior (off-trade).

Entre os projetos, o On Shelf Availability (OSA) reduziu o índice de ruptura de produtos de 10% para 3% nos estabelecimentos onde foi aplicado. A ferramenta identifica riscos de indisponibilidade de itens em redes varejistas através da leitura de dados de estoque. O impacto resultou em aumento de 5% nas vendas incrementais nesses pontos.

O DDI Giro Alto analisa mais de 20 variáveis para criar um ranking de PDVs com maior potencial de retorno, orientando a alocação de ativos como chopeiras e refrigeradores. Dados da companhia mostram que a alocação de refrigeradores conforme as recomendações proporcionou aumento de 60% no volume de vendas, em comparação ao incremento de 20% obtido sem o uso da inteligência artificial.

“Nos últimos anos, a companhia implementou uma série de programas voltados à gestão inteligente de ativos, prevenção de rupturas e recomendação personalizada para equipes de vendas”, afirmou Rodrigo Murta, vice-presidente de Digital & Tecnologia do Grupo Heineken.

Leia também: Adoção de IA generativa ainda esbarra em falta de confiança, diz estudo

No contato com a força de vendas, a empresa desenvolveu o AIDDA (Artificial Intelligence Data Driven Advisor), um assistente de inteligência artificial que fornece insights personalizados para vendedores em campo. Integrado ao aplicativo Heitool, o sistema oferece navegação, novos KPIs e personalização de visitas através de “missões”, transformando vendedores em consultores baseados em dados. Desde sua implementação, o AIDDA gerou incremento de 4,8% no volume de vendas, beneficiando os PDVs e a remuneração variável dos vendedores.

A companhia também desenvolveu o DDI NPS (Net Promoter Score), um projeto de análise de satisfação que transforma feedbacks em recomendações de ações. Em fase de validação do MVP, o DDI NPS tem previsão de ativação em julho de 2025. Este sistema classifica comentários de NPS e CSAT, identifica motivos de insatisfação e os encaminha aos times responsáveis. Utilizando modelos de IA e dashboards, o projeto busca gerar insights, ampliar a escuta ao cliente e reduzir o tempo de resposta a reclamações.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.