Google desenvolve IA que pode assumir controle de navegadores
Tecnologia, conhecida como Project Jarvis, deve ser apresentada em dezembro e promete automatizar tarefas como pesquisas e compras on-line

A Alphabet, empresa-mãe do Google, está desenvolvendo uma nova tecnologia de inteligência artificial (IA) capaz de controlar navegadores de internet para realizar tarefas automaticamente, segundo informações do The Information, no sábado.
O projeto, que foi batizado de Project Jarvis, deve ser demonstrado em dezembro, com o lançamento do seu grande modelo de linguagem Gemini.
De acordo com fontes familiarizadas com o produto, o objetivo do Project Jarvis é automatizar atividades que hoje exigem interação direta do usuário, como pesquisas na web e compras on-line. A tecnologia permitiria que o navegador fosse controlado pela IA, agilizando esses processos de forma autônoma.
Leia mais: 3 obras que exploram como a IA transforma a experiência humana
Além da iniciativa do Google, a Microsoft também avança em soluções similares em parceria com a OpenAI. Em julho, descobriu-se que a empresa está desenvolvendo um “agente de computador” capaz de realizar pesquisas de maneira autônoma, analisando as informações encontradas na web.
Tanto o Google quanto a Anthropic buscam ampliar essa tecnologia, criando programas que interagem diretamente com o computador ou navegador do usuário. A proposta dessas empresas é ir além dos assistentes virtuais atuais.
*Com informações da Reuters
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!