Futuro da identidade digital depende de centralização e criptografia pós-quântica, diz Redtrust

Empresa promoveu evento no Brasil para discutir futuro da identidade digital

Author Photo
10:00 am - 05 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

Com a evolução de novas tecnologias digitais, incluindo inteligência artificial e computação quântica, a confiabilidade das identidades online é um grande desafio para as companhias.

Os desafios da proteção da identidade digital nas empresas e as principais tendências de cibersegurança foram o mote da Identity Fest, evento realizado recentemente pela especialista em certificação digital Redtrust no último dia 30 de maio.

Para a empresa, conscientizar as organizações sobre a importância da identidade digital é o principal desafio atual. Para a empresa, não é suficiente apenas conhecimento, mas também ter as ferramentas necessárias e saber como aplicá-las.

“As empresas devem garantir que o acesso à identidade digital esteja bem protegido e estabelecer barreiras e condições de segurança ao redor dela”, diz Daniel Rodríguez, diretor geral da Redtrust. “O que tentamos fazer é oferecer todas as possibilidades que acreditamos serem as melhores em termos de tecnologia para proteger essa identidade.”

Leia também: Risco de ciberataques pioram saúde mental de 66% dos profissionais de TI

Segundo o especialista, a centralização é pedra angular para a proteção da identidade digital nas empresas. Utilizar ferramentas para isso simplifica a gestão dos certificados digitais. Os certificados são hospedados em um servidor seguro, garantindo a proteção da identidade digital.

As empresas devem considerar a identidade digital como o primeiro perímetro de segurança, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso. Proteger a identidade digital é crucial, já que os ataques geralmente começam comprometendo essa identidade.

Segundo a empresa, o certificado digital tornou-se um elemento primordial para acessar também administrações públicas. Embora seu uso já esteja bem estabelecido, o que evoluiu são os casos de uso e a gestão adequada do certificado digital.

“Com uma gestão centralizada do certificado digital, novas possibilidades e serviços foram abertos, promovendo seu uso, beneficiando tanto empresas quanto cidadãos”, diz Rodríguez.

Crescimento e futuro

Segundo a Redtrust, o mercado brasileiro está observando um aumento do uso de certificados digitais, com crescimento contínuo do número de empresas que utilizam o método de autenticação. Dos 12 milhões de certificados digitais ativos no país, 3,96 milhões foram emitidos em 2023.

A empresa diz que o futuro da identidade digital depende de um fortalecimento da regulamentação para provedores de serviços e um aumento no uso dessas tecnologias por parte das administrações públicas.

A criptografia quântica é uma das tecnologias que poderia tornar obsoleta a criptografia atual. A Keyfactor, empresa-mãe da Redtrust, está investindo no desenvolvimento de algoritmos pós-quânticos para antecipar essas futuras ameaças tecnológicas, diz o executivo.

“Estamos tentando aplicar algoritmos pós-quânticos, que se espera que sejam seguros contra um ataque criptoanalítico por parte de um computador quântico. Quanto mais cedo começarmos a aplicá-los, mais cedo estaremos protegidos contra a criptografia quântica”, diz o diretor geral.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.