EUA alertam startups sobre risco de investimentos estrangeiros

Governo intensifica vigilância sobre investimentos estrangeiros em tecnologia para proteger a segurança nacional

Author Photo
12:58 pm - 29 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

Os Estados Unidos emitiram um alerta para startups de tecnologia e investidores de capital de risco sobre os riscos associados a investimentos estrangeiros. Segundo um boletim do Centro Nacional de Contrainteligência e Segurança (NCSC), agências de inteligência do governo estão preocupadas com a possibilidade de que investimentos estrangeiros em startups possam comprometer a segurança econômica e nacional do país.

O boletim elaborado pelo NCSC, em colaboração com a unidade de segurança econômica e tecnologia emergente do Diretor de Inteligência Nacional, a unidade de investigação criminal da Força Aérea e a unidade de investigação criminal da Marinha, alerta que alguns investimentos estrangeiros podem servir como disfarces para países hostis em busca de dados sensíveis e tecnologia avançada. Isso representa um risco tanto para a segurança nacional quanto para a integridade das empresas americanas, segundo Michael Casey, Diretor do NCSC.

Leia também: Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

O boletim destaca preocupações com investimentos cuja origem final do comprador não é clara. Ele alerta sobre fontes de financiamento complexas, muitas vezes localizadas em paraísos fiscais com pouca transparência, e sobre investidores estrangeiros que utilizam fundos, parceiros ou intermediários para evitar o escrutínio. Essas práticas podem facilitar que ameaças estrangeiras contornem ou dificultem a fiscalização externa.

Empresas como a IDG Capital, associada pelo Pentágono ao exército chinês, são mencionadas como exemplos de investidores que podem representar uma ameaça à segurança nacional. A IDG Capital, no entanto, nega qualquer vínculo com atividades militares chinesas.

Além disso, o NCSC alertou que startups poderiam enfrentar a exclusão de contratos e financiamentos governamentais se forem influenciadas por investidores estrangeiros que representem riscos à segurança dos EUA.

O governo americano está aumentando o escrutínio sobre investimentos de países adversários, com foco especial na China. A administração Biden tem imposto restrições ao desenvolvimento de tecnologias avançadas na China, como semicondutores e inteligência artificial, e está limitando investimentos dos EUA em setores sensíveis. Essas tecnologias, que têm alto potencial comercial, também podem ser utilizadas para fortalecer capacidades militares ou de espionagem.

*Com informações da Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.