Imagem: Shutterstock
Um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos manteve nesta sexta-feira (6) uma lei que exige que a ByteDance, dona do TikTok e sediada na China, se desfaça do seu popular aplicativo de vídeos curtos TikTok nos Estados Unidos até o início do próximo ano ou enfrente uma proibição.
A decisão pode ser apelada à Suprema Corte ou ao colegiado completo do tribunal de apelações.
Segundo informações da Reuters, os juízes do tribunal de apelações dos EUA, Sri Srinivasan, Neomi Rao e Douglas Ginsburg, analisaram os desafios legais apresentados pelo TikTok e por usuários contra a lei que dá à ByteDance até 19 de janeiro para vender ou se desfazer dos ativos do TikTok nos EUA ou enfrentar uma proibição.
Leia também: Conexões em rede: o desafio da unificação tecnológica na HDI Seguros
O presidente norte-americano Joe Biden, que assinou a lei em abril, pode conceder uma extensão única de até 90 dias, mas apenas se a ByteDance tiver feito progressos significativos na busca de um comprador.
O Departamento de Justiça afirma que, sob propriedade chinesa, o TikTok representa uma séria ameaça à segurança nacional devido ao acesso que tem a imensos dados pessoais de norte-americanos, alegando que a China pode manipular secretamente as informações consumidas pelos americanos via TikTok.
O TikTok e a ByteDance argumentam que a lei é inconstitucional e viola os direitos de liberdade de expressão dos norte-americanos. Eles a chamam de “um desvio radical da tradição deste país de defender uma Internet aberta”.
O presidente eleito Trump, que tentou sem sucesso proibir o TikTok durante seu primeiro mandato em 2020, disse antes das eleições de novembro que não permitiria a proibição do TikTok, utilizado por 170 milhões de norte-americanos.
A lei proíbe lojas de aplicativos como a Apple e o Google de oferecer o TikTok e impede serviços de hospedagem na Internet de dar suporte ao TikTok, a menos que a ByteDance se desfaça do aplicativo dentro do prazo estipulado.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…