Em um ano movimentado para exploração lunar, outra missão se prepara para alcançar o satélite natural da Terra. A IM-1, a primeira missão da Intuitive Machines, sediada em Houston (Estados Unidos), está programada para tentar um pouso lunar às 18h24 desta quinta-feira (22), buscando ser a primeira incursão privada bem-sucedida na lua – originalmente, o horário previsto era 19h49.
A missão está sendo realizada sob um contrato de US $ 118 milhões com a NASA, que está pagando à empresa para entregar seis cargas científicas e tecnológicas à lua. Como a agência espacial antecipa eventualmente o pouso de várias espaçonaves próximas umas das outras, ela deseja entender melhor quais efeitos os pousos têm na superfície e no ambiente lunar.
Leia mais: HPE envia computador de alto desempenho para Estação Espacial Internacional
Ao contrário do programa Apollo, que enviou astronautas para as regiões equatoriais da lua, esse programa tem como objetivo pousar no polo sul lunar, uma região inexplorada. O local de pouso de Odysseus fica nessa área, perto de uma cratera chamada Malapert A, nomeada em homenagem a um astrônomo belga do século XVII.
O pouso é um desafio. No mês passado, outra empresa espacial comercial, a Astrobotic, tentou, mas falhou em alcançar a lua quando sua espaçonave teve um problema no motor, resultando em um vazamento de combustível.
Se bem-sucedida, seria o primeiro veículo comercial a pousar na superfície lunar e a primeira espaçonave americana desde o Apollo 17 em 1972. A cobertura ao vivo será transmitida pela NASA TV a partir das 17h.
*Com informações da ABC News
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…