Notícias

EMS mira farmácias independentes com nova plataforma de e-commerce

A farmacêutica EMS, parte do Grupo NC, anunciou uma plataforma de e-commerce para compra de medicamentos por farmácias independentes e associativistas. O Mercado Farma, como é chamado o portal, promete facilitar a vida desses pequenos negócios e dar acesso a lançamentos e ofertas das marcas do grupo, além de integração com “os maiores” distribuidores do setor.

Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, diz em comunicado enviado ao IT Forum que a plataforma deve representar 10% do faturamento do Grupo NC até o fim de 2024, que atualmente soma cerca de R$ 11 bilhões. “O Mercado Farma reforça nosso propósito de trazer mais eficiência ao setor farmacêutico”, diz.

Segundo a empresa, foram dois anos de desenvolvimento da plataforma, com investimento de R$ 30 milhões na fase inicial e outros R$ 30 milhões reservados. Todas as oito marcas do Grupo NC – EMS, Germed, Legrand, Ofta, U.SK., Nova Química, Brace Pharma e Multilab – estão na plataforma.

Como funciona a plataforma de e-commerce?

O Grupo NC diz que o Mercado Farma funciona como uma plataforma de compra para farmácias. Ela permite ao farmacêutico visualizar estoques e preços de todos os distribuidores em tempo real, dando maior agilidade na entrega dos produtos reduzindo rupturas de estoque nas farmácias.

Veja ainda: Sankhya expande atuação com aquisição de mais uma startup de RH

Para isso, a solução usa inteligência artificial para oferecer ofertas e “mixes” de medicamentos aos farmacêuticos. Ela detecta, por exemplo, maior frequência de uso, e promete aos donos de farmácias jornada mais personalizada, com otimização de estoque, o que resulta em preços mais acessíveis ao consumidor.

A ferramenta concentra mais de 1,8 mil medicamentos diferentes, e que 45% das vendas de medicamentos genéricos do Grupo NC serão transacionadas pela plataforma até o fim de 2024.

Diego Neufert, CTO do Grupo NC, diz que o sistema permite comprar diretamente da distribuidora em tempo integral. “A ferramenta é um e-commerce B2B que conta com inteligência artificial para otimizar os processos da cadeia farmacêutica e a jornada de compra da farmácia”, explica.

Segundo ele, o sistema tornará as visitas de representantes comerciais ainda mais estratégicas e consultivas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!   

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago