Notícias

Empresas vão investir mais em software em 2024, indica estudo

Entre os executivos que tem poder de decisão para comprar software, 71% disseram que suas empresas planejam investir mais em sistemas digitais em 2024, na comparação com 2023. É o que indica uma pesquisa da Capterra, plataforma de comparação de softwares, e divulgada essa semana.

A pesquisa foi feita online em julho de 2023 com 3.484 entrevistados dos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Índia, Alemanha, Brasil e Japão, com empresas de vários setores e tamanhos (5 ou mais funcionários). Foram selecionadas pessoas envolvidas em decisões de compra de software.

O aumento sugere, segundo a Capterra, importância crescente dos sistemas digitais nas operações comerciais das companhias. O movimento está alinhado a outro aspecto abordado na pesquisa: fatores externos e influência nos negócios.

Leia também: Michael Hanley: ‘IA já está transformando radicalmente o desenvolvimento de software’

Para 44% dos respondentes, o avanço em tecnologia é o principal fator externo que moldará as metas comerciais em 2024. Quando se trata dos desafios que as empresas esperam enfrentar, um dos mais citados foi a implementação de tecnologia de forma eficaz (39%).

“Por um lado, parece haver entendimento das empresas sobre a importância da adaptação tecnológica para se manterem competitivas; por outro, elas ainda encontram dificuldades em escolher o melhor sistema para suas necessidades”, comenta Marcela Gava, analista sênior do Capterra responsável pelo estudo.

Segundo ela, acertar na escolha exige que as empresas criem uma lista de fornecedores e não tenham pressa durante o processo de seleção, realizando demonstrações ou testes grátis das ferramentas oferecidas pelos fornecedores. O estudo mostra que metade das empresas (51%) levam até três meses para escolher uma ferramenta.

Prioridades de software em 2024

Outra descoberta do estudo é que, seja pela busca de clientes ou pela divulgação da marca, as empresas vão dar prioridade para o marketing em 2024. 48% elegeram ferramentas de marketing como prioridade para o ano, entre uma lista com diferentes opções de softwares.

Outra prioridade são os sistemas de tecnologia da informação (TI): segurança de TI (37%) e gestão de TI (35%) aparecem respectivamente em segundo e terceiro lugar.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

5 dias ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

5 dias ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

5 dias ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

5 dias ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

6 dias ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

6 dias ago