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Um dos principais fatores para o crescente emprego da tecnologia no dia a dia das pessoas é a facilidade e agilidade que ela pode proporcionar para diferentes objetivos e serviços. Com a popularização dos smartphones, veio a adaptação ao uso dos aplicativos.
Atualmente muitas das grandes corporações disponibilizam para seus clientes seu app próprio, com suas principais soluções disponíveis. Mas são tantos apps e tantos serviços que os usuários precisavam migrar de um para outro para realizar as mais simples tarefas, como: pagar, comprar, acompanhar, receber, entre outros. Foi então que surgiram os SuperApps.
Os Superapps são, de forma resumida, uma plataforma que oferece várias soluções em apenas um aplicativo. Ele pode englobar serviços financeiros, compras de diversos produtos ou serviços, pagamentos, interações de atendimento, rede social, entre outros. As possibilidades são infinitas.
Acredito que o case mais conhecido seja o WeChat, produto chinês que começou como um app de mensagens. Ao se tornar tão popular, os criadores, aos poucos, foram implantando novos tipos serviços e atualmente já é possível fazer transações monetárias, pagamentos, solicitação de táxis, pedido de comida, compras em marketplaces, armazenamento de documentos de identidade oficiais em versão digital, além de, claro, trocar mensagens. O WeChat é o quarto aplicativo mais utilizado do mundo com 1,2 bilhão de usuários por mês, sendo mais usado que o Instagram, por exemplo, e ficando atrás apenas do WhatsApp, Facebook e Facebook Messenger.
A ideia de apenas um aplicativo atender a diversas demandas do cotidiano agradou os consumidores e as gigantes estão cada vez mais investindo nesse modelo. Recentemente, um dos principais bancos do país foi destaque ao anunciar seu novo modelo de super app, que promete integrar cerca de 15 milhões de clientes. A ideia é unificar todas as marcas e produtos da empresa em apenas um lugar. O projeto é ótimo e grandioso e agrada ao público que consegue realizar todos os serviços em apenas um app. Além disso, a empresa é capaz de proporcionar comodidade e integrabilidade às soluções oferecidas.
Os brasileiros, especialmente as novas gerações, estão cada vez mais utilizando seus celulares no dia a dia – ou seja, substituindo os computadores. O relatório “State of Mobile”, da Data.AI, mostra que o brasileiro aumentou o tempo de uso de seus celulares. Em 2023, cada pessoa passou, em média, 5,02 horas por dia navegando em seu dispositivo móvel.
Além disso, todos nós estamos em busca de facilidade e agilidade. Ninguém quer perder tempo fazendo pagamento em um aplicativo, comprando em outro, fazendo solicitação de serviço em um terceiro. Então, as empresas que conseguirem atender as demandas dos consumidores, certamente, saem na frente e conquistam mais clientes.
É como dizem, informação é o novo bem mais precioso para as empresas. Ter acesso aos dados e despesas do cotidiano dos clientes, abre um leque de possibilidades e de serviços a serem oferecidos para eles.
Um exemplo simples seria os bancos que têm acesso às despesas básicas do correntista. Com auxílio de IA, ele consegue acessar que esse cliente tem despesas com carro ou moto ou está financiando um automóvel. A partir disso, ele consegue oferecer serviços complementares, como seguros ou tags de serviços automotivos, como os que facilitam o acesso a pedágios ou estacionamentos.
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