Notícias

Elon Musk deixa governo de Donald Trump

Elon Musk anunciou nesta quarta-feira (28) que deixará o governo de Donald Trump. Aliado de primeira hora do presidente dos Estados Unidos, o bilionário integrou a administração de Trump desde o início de seu segundo mandato.

Desde janeiro, liderou uma série de medidas polêmicas em conjunto com o novo governo norte-americano. Entre elas, destacou-se a chefia do chamado “Departamento de Eficiência Governamental” (DOGE, na sigla em inglês).

O órgão foi responsável por dezenas de cortes orçamentários e de pessoal em agências federais – desestabilizando programas públicos mantidos há décadas. Um exemplo foi o Usaid, iniciativa de ajuda externa do país, que precisou suspender projetos nos últimos meses que apoiavam populações vulneráveis ao redor do mundo.

Demissões em massa de servidores também foram conduzidas por Musk, além de ações contrárias a políticas de diversidade e inclusão. Foi o empresário quem incentivou a exclusão de milhares de páginas de sites governamentais, incluindo conteúdos com informações sobre saúde voltadas à população LGBTQIA+.

Leia também: Vendas da Tesla despencam 49% na Europa com desgaste da marca e concorrência acirrada

Desde abril, a influência de Musk na administração Trump vem diminuindo. O presidente elogiou o aliado em diversas ocasiões, mas, desde o mês passado, indicou que sua saída do governo seria iminente.

Nos últimos meses, Musk atuou como um “funcionário especial do governo”. De acordo com a legislação dos Estados Unidos, uma pessoa só pode ocupar essa função por até 130 dias. O prazo se encerra no final de maio.

“Como meu período previsto como funcionário especial do governo está chegando ao fim, gostaria de agradecer ao presidente Donald Trump pela oportunidade de ajudar a reduzir os gastos desnecessários”, escreveu no X (ex-Twitter), rede social da qual é proprietário. “A missão DOGE só vai se fortalecer com o tempo, tornando-se parte do cotidiano do governo.”

A saída de Musk também ocorre em um momento em que o bilionário sofre pressão para voltar a se dedicar mais diretamente às empresas que lidera. A montadora Tesla, por exemplo, vem registrando quedas acentuadas em suas vendas na Europa. O envolvimento controverso de Musk com o governo Trump é apontado como um dos fatores responsáveis.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 semana ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 semana ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 semana ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 semana ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 semana ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 semana ago