Hugh Dubberly (esquerda) e André Vellozo. Foto: Divulgação
A DrumWave, dona de uma plataforma de monetização de dados sediada nos EUA, anunciou essa semana que contratou o designer Hugh Dubberly, conhecido por trabalhos como diretor criativo da Apple e da Netscape. Dubberly vai liderar pessoalmente os times de design das interfaces da dWallet, a principal solução da companhia.
O objetivo da plataforma da DrumWave é permitir que os consumidores monetizem seus próprios dados pessoais, “vendendo” esses dados para empresas que desejem utilizá-los por meio da plataforma da companhia. Todo o sistema é organizado na dWallet, “carteira” de dados que permite que pessoas e empresas decidam se e como querem dar acesso aos seus dados para outras pessoas ou empresas.
Leia também: IBM e DrumWave fecham parceria para ecossistema de certificação e comercialização de dados
A DrumWave diz que finalizou há poucos dias os primeiros beta testes do produto no Brasil. O lançamento para o grande público está previsto para este ano, ainda sem data oficial.
“Fiquei muito impressionado com a visão da DrumWave para a nascente economia de dados e entendi que esta poderia ser uma ótima combinação com a minha equipe de design”, explica Dubberly, em comunicado enviado para a imprensa. “Já começamos a trabalhar intensamente neste desafio.”
Segundo a empresa, no entanto, ainda não há previsão de lançamento para os produto em que Dubberly e sua equipe estão envolvidos. André Vellozo, fundador e CEO da DrumWave, diz que a participação do designer é fundamental para construir uma interface “completamente diferente das interfaces de aplicações que estamos acostumados a usar. Dados só terão valor se as pessoas puderem usá-los. Ninguém melhor que Hugh para liderar este processo”.
Dubberly trabalhou na Apple entre o fim dos anos 1980 e começo dos anos 1990. No período ajudou a desenvolver o “Knowledge Navigator”, que em alguma medida antecipava a aparência do que viria a ser a navegação moderna na internet em um dispositivo móvel. Fundou sua própria empresa, a Dubberly Design Office (DDO), focada em usabilidade de hardware, software e serviços.
Também liderou os primeiros anos do departamento de computação gráfica do Art Center College of Design de Pasadena, na Califórnia. Na Netscape, foi vice-presidente de design.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…