Kênia Almeida é jornalista com foco em tecnologia e especialista em marketing digital e performance há 10 anos. Possui pós-graduação em Marketing Digital e atua como redatora no IT Forum, produtora de conteúdo e performance, cobrindo temas relacionados a tecnologia, inovação e negócios.
Quando o Dia da Inteligência Artificial cai no Dia do Trabalho: coincidência ou sinal dos tempos?
No 1º de maio, a convivência entre tecnologia e trabalho humano ganha novo significado com o avanço dos assistentes virtuais no atendimento ao cliente

1º de maio é tradicionalmente o Dia do Trabalho. Mas também é, curiosamente, o Dia da Inteligência Artificial. A coincidência de datas é mais do que simbólica: reflete a transformação acelerada do mundo do trabalho, impulsionada por tecnologias que estão remodelando a forma como interagimos, produzimos e até contratamos.
A IA já é realidade em diversos setores, especialmente no atendimento ao cliente. Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, divulgado pelo Mobile Time, o Brasil já conta com 164 mil chatbots em operação, responsáveis por mais de 705 milhões de sessões mensais. Eles oferecem atendimento 24 horas por dia, com linguagem cada vez mais natural e personalizada.
Esses robôs de conversação se tornaram mais do que um “sac” digital, são peças-chave de uma estratégia de experiência do cliente que cresce em escala e inteligência. E o que antes era acessível apenas a grandes empresas, como a BIA (Bradesco) e a Lu (Magazine Luiza), agora se espalha por fintechs, construtoras, plataformas digitais e escritórios jurídicos.
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Onde a Inteligência Artificial já faz a diferença no atendimento
Klubi
Kris é a assistente 100% digital do Klubi, a única fintech autorizada pelo Banco Central a atuar como administradora de consórcios no Brasil. Desenvolvida com base em inteligência artificial generativa, a assistente virtual está presente nas principais áreas da empresa: vendas, pós-vendas e retenção. Desde sua implementação, o volume de vendas aumentou 6 vezes, e ela já fez mais de 1 milhão de atendimentos. Por oferecer respostas imediatas, a Kris ajuda a eliminar ruídos de comunicação, tornando a jornada do cliente mais clara e ágil. Atualmente, 75% dos chamados são resolvidos diretamente pelo bot, seja por texto ou por voz. Apenas 25% são direcionados a atendentes humanos, já com todo o contexto da interação com a Kris. O Klubi se posiciona como consórcio do futuro justamente por promover autonomia para o usuário por meio de tecnologia de ponta e o uso de IA conversacional.
CV Magic do CV CRM
Lançada no começo de 2024, a assistente virtual do CV CRM, software de gestão comercial para incorporadoras e construtoras, auxilia com chamados diários os mais de 2 clientes da plataforma em temas sobre listagens de leads, empreendimentos, contratos, comissões, atendimentos, assistências técnicas, entre outros assuntos, seja por meio de texto ou áudio. Em questão de segundos, a IA dá as respostas com base nos dados disponíveis no CRM, trazendo mais inteligência à gestão. A CV Magic tem como base o uso de Inteligência Artificial generativa, integrada às soluções da OpenAI.
Justine da Projuris
Os fluxos da Justine, assistente virtual da Projuris, plataforma de inteligência legal, solução do Grupo Softplan, são criados manualmente e encontrados por meio de palavras-chave. A solução, que tem mais de 31 mil advogados ativos e mais de 2 milhões de processos capturados, está prevista a migração da ferramenta de atendimento do suporte atual para uma que traga funcionalidades de IA embarcadas, bem como a contratação de fornecedores adicionais, como por exemplo a Open Click. Implementada em 2019 para o Enterprise, e em 2022 no Empresas, a Justine auxilia clientes com questões que vão desde ajudar a otimizar buscas no robusto banco de dados que conta com mais de 700 textos. Caso o cliente precise de informações mais detalhadas, ele é direcionado automaticamente para o atendimento com o suporte.
D4Sign
Em um momento em que a IA tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo como um meio para maximizar processos operacionais, a D4Sign by Zucchetti, plataforma de assinatura eletrônica e digital, tem largado na frente quando o assunto é inovação. A empresa conta com a D4Sign.AI, sua frente de inteligência artificial que otimiza processos de gestão de contratos e os torna 7 vezes mais rápido, além de permitir uma leitura facilitada por meio da tecnologia, no qual as partes envolvidas podem resumir cláusulas e tirar dúvidas em tempo real com o chatbot.
“Por meio da nossa tecnologia, o processo de geração de insights para tomada de decisões do cliente é embasado em dados estratégicos que reduzem o processo de assinatura de contratos, aceleram negociações e, consequentemente, trazem maiores resultados para os nossos parceiros”, comenta Rafael Figueiredo, fundador e CEO da D4Sign by Zucchetti.
Gamers Club
A Gamers Club, maior hub de soluções para esportes eletrônicos no Brasil, tem investido em soluções para aprimorar a experiência dos jogadores dentro da sua plataforma. Em parceria com a empresa americana AllStar, a empresa utiliza a IA para gerar vídeos com os principais highlights das jogadas realizadas pelos usuários em competições, que podem ser compartilhados posteriormente com o restante da comunidade gamer. Hoje são gerados mensalmente mais de 200 mil vídeos.
“Ferramentas IA estão se tornando bastante populares e por conta desse tipo de tecnologia, conseguimos aumentar o grau de interatividade da comunidade na geração de conteúdo para a nossa base de usuários e, até mesmo, abrir uma oportunidade para marcas aumentarem a sua visibilidade, ao mostrarem sua conexão com o segmento”, comenta Gui Barbosa, diretor de parcerias da Gamers Club.
Evertec + Sinqia
A Evertec + Sinqia, empresa líder em tecnologia para o setor financeiro na América Latina, anunciou em abril o investimento de mais de R$ 30 milhões na modernização dos seus produtos e processos internos por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA). A empresa já utiliza IA em seus produtos e soluções, como chatbots, motores de decisão, modelos preditivos e aceleradores internos, mas com o investimento em pesquisa e desenvolvimento, essas iniciativas ganharão ainda mais foco, velocidade e escala, servindo como base para impulsionar novos projetos.
Duolingo
A plataforma de idiomas está automatizando a criação de conteúdo educacional com IA, substituindo um processo manual e lento de criação de conteúdo por outro automatizado com inteligência artificial. A mudança permitiu que a empresa expandisse rapidamente suas ofertas, mostrando como a IA também está remodelando processos antes considerados exclusivamente humanos.
Para especialistas, o grande desafio não é mais a adoção da IA, mas o equilíbrio entre automação e trabalho humano. Como afirmou Thiago Saldanha, diretor de tecnologia da Evertec + Sinqia: “Estamos entrando em uma nova era de relacionamento entre pessoas e sistemas, na qual a IA deixará de ser um “recurso adicional”.
Neste Dia do Trabalho e também Dia da Inteligência Artificial, a pergunta que fica é: como construir um futuro em que a tecnologia amplie as capacidades humanas sem substituí-las?
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