Imagem: Shutterstock
A demanda por profissionais com habilidades em inteligência artificial cresceu 21% ao ano desde 2019, bem acima da oferta. Como reflexo, os salários desses especialistas subiram 11% anualmente, superando o crescimento médio global de cerca de 4%. Essa “corrida” das empresas por profissionais de IA está gerando escassez de talentos qualificados e é um obstáculo para a implementação massiva da tecnologia.
É o que aponta uma pesquisa recente da consultoria Bain & Company no Brasil. Segundo 39% dos executivos ouvidos, a ausência de competências interna é a principal barreira para acelerar a implementação da IA generativa, superando preocupações com segurança.
Leia mais: Parcerias de empresas com universidades em IA ainda são limitadas
“Além da falta de especialistas, as empresas enfrentam o desafio de atrair e reter talentos em um mercado altamente competitivo. É preciso levar em conta que os profissionais mais qualificados evitam empresas que operam com tecnologias ultrapassadas e preferem trabalhar em ambientes que oferecem desafios técnicos avançados e uma cultura de inovação”, pondera Lucas Brossi, líder da prática de inteligência artificial na B&C.
Segundo o especialista, muitas organizações ainda apelam para “uma abordagem genérica” para contratação de profissionais de tecnologia, sem alinhamento entre necessidades do negócio e habilidades exigidas.
Para mitigar esses problemas, a consultoria lista três medidas:
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…