Notícias

Demanda por profissionais de IA cresce 21% por ano e aprofunda escassez de talentos

A demanda por profissionais com habilidades em inteligência artificial cresceu 21% ao ano desde 2019, bem acima da oferta. Como reflexo, os salários desses especialistas subiram 11% anualmente, superando o crescimento médio global de cerca de 4%. Essa “corrida” das empresas por profissionais de IA está gerando escassez de talentos qualificados e é um obstáculo para a implementação massiva da tecnologia.

É o que aponta uma pesquisa recente da consultoria Bain & Company no Brasil. Segundo 39% dos executivos ouvidos, a ausência de competências interna é a principal barreira para acelerar a implementação da IA generativa, superando preocupações com segurança.

Leia mais: Parcerias de empresas com universidades em IA ainda são limitadas

“Além da falta de especialistas, as empresas enfrentam o desafio de atrair e reter talentos em um mercado altamente competitivo. É preciso levar em conta que os profissionais mais qualificados evitam empresas que operam com tecnologias ultrapassadas e preferem trabalhar em ambientes que oferecem desafios técnicos avançados e uma cultura de inovação”, pondera Lucas Brossi, líder da prática de inteligência artificial na B&C.

Segundo o especialista, muitas organizações ainda apelam para “uma abordagem genérica” para contratação de profissionais de tecnologia, sem alinhamento entre necessidades do negócio e habilidades exigidas.

O que fazer?

Para mitigar esses problemas, a consultoria lista três medidas:

  1. Alinhamento estratégico: as empresas precisam estruturar contratações de forma mais direcionada, alinhando perfis buscados às necessidades reais do negócio. É essencial, diz a B&C, definir com precisão as áreas onde a IA pode gerar maior impacto e buscar talentos com especializações adequadas;
  2. Modernização tecnológica: atrair e reter talentos exige investimento em infraestrutura moderna e ferramentas. Tecnologias obsoletas afastam especialistas de ponta, que preferem trabalhar com soluções inovadoras;
  3. Cultura de IA: a inteligência artificial não pode ser um projeto isolado na TI. As empresas devem promover uma cultura organizacional que incentive a experimentação, a colaboração entre equipes e a aplicação da IA em diferentes áreas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago