Crescimento do Google Cloud revela perspectivas promissoras para fornecedores de nuvem

Google Cloud saltou 35% no terceiro trimestre, superando expectativas de analistas e mostrando um mercado em expansão

Author Photo
4:18 pm - 31 de outubro de 2024
Google Cloud. Imagem: Shutterstock

A Alphabet, controladora do Google, reportou aumento de 35% na receita do Google Cloud no terceiro trimestre, marcando o crescimento mais expressivo da companhia em oito trimestres e superando as expectativas dos analistas, que previam alta de 29%. Em resposta, as ações da empresa subiram 5,5% neste quarta-feira (30).

Embora a divisão de nuvem do Google ainda seja menor em comparação com seus concorrentes, como Microsoft e Amazon, ela representa 13% das vendas totais da empresa, salto em relação aos 11% do ano anterior. O segmento de anúncios da Alphabet também cresceu 10% durante o período.

Analistas do mercado esperam os números de expansão do Google Cloud sejam os mais impressionantes entre os três principais provedores.

IA tem papel importante na nuvem

O crescimento contínuo do Google Cloud reflete o reconhecimento das capacidades de inteligência artificial (IA) da empresa como um fator-chave para as organizações que optam por trabalhar com o Google.

Este foi o quarto trimestre consecutivo de crescimento acelerado para o Google Cloud, após uma desaceleração nos trimestres anteriores, atribuída por Alphabet a “esforços de otimização do cliente”.

Apesar de ter menos capacidade de IA do que seus concorrentes, a Google se diferencia com seus Tensor Processing Units (TPUs), chips personalizados para IA, e segurança aprimorada, atraindo clientes, conforme analisado por Charles Rogers, da M Science.

Assim como seus concorrentes, a Alphabet tem investido pesado em IA buscando melhorar seu serviço de busca para competir com a OpenAI, apoiada pela Microsoft, e expandindo sua infraestrutura de nuvem com bilhões de dólares destinados à abertura de data centers globalmente.

Além disso, o Google integrou seu chatbot de IA generativa, Gemini, em sua plataforma de nuvem, oferecendo recursos que vão desde geração de código impulsionada por IA até processamento de dados e inteligência sobre riscos cibernéticos. Esses investimentos estão resultando em aumento nos gastos dos clientes com serviços de IA incluindo a plataforma Vertex AI.

Anat Ashkenazi, nova CFO da Alphabet, afirmou que os gastos de capital da empresa em 2025 seriam superiores aos deste ano. 

*Com informações da Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.