Imagem: Shutterstock
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e as empresas de segurança digital ClearSale e Confi anunciaram que estão chegando à fase final de um ecossistema digital de soluções que visa aumentar a segurança em sites de e-commerce, ao mesmo tempo que busca diminuir a fricção na jornada de compra.
Na prática, o projeto “Ecossistema de Identidade Digital para o Varejo” visa reduzir os prejuízos decorrentes de fraudes de identidade e a fricção nos preenchimentos de dados, oferecendo ao usuário maior segurança e gestão sobre os seus dados. A parceria visa também diminuir as taxas de abandono do carrinho, impulsionando as vendas do e-commerce.
O ecossistema utiliza como infraestrutura a plataforma iD do CPQD baseada em tecnologia blockchain. Segundo as empresas, ela funciona como um serviço para a criação, verificação, assinatura digital e customização de identidade digital descentralizada de pessoas e empresas. As credenciais verificáveis são emitidas a partir do data lake da ClearSale e compartilhadas na jornada online a partir do consentimento do próprio usuário, que pode gerenciar suas credenciais em uma wallet, como a do aplicativo Confi.
A plataforma iD do CPQD consegue armazenar múltiplas credenciais para diferentes serviços e a autenticação segura do usuário, sem necessidade de senhas. Na nova solução, esses recursos são combinados com o serviço da ClearSale, que atua na validação dos dados de usuários e na emissão de credenciais verificáveis, considerando o histórico de combate às fraudes no varejo online.
Como resultado da parceria, a solução também incorpora o app Confi, que conecta pessoas a lojas online e permite ao usuário monitorar suas compras pela internet via celular (Android ou iOS), com notificações em tempo real, possibilitando uma rápida identificação de transações indevidas. Agora, com os recursos combinados, atuará também como carteira de documentos para o Ecossistema desenvolvido.
“Com suas credenciais verificáveis, o usuário pode realizar compras em sites de e-commerce em que não tem cadastro, sem precisar preencher um formulário com seus dados pessoais, como endereço, bancários e outros, podendo expandir inclusive para credenciais de cartão de crédito, por exemplo”, explica Luiz Gilberto, líder de identidade digital descentralizada e Real Digital na ClearSale.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…