Notícias

Em campanha da Copa do Mundo Feminina, Pague Menos destaca viés machista da IA

Em campanha de marketing para promover a Copa do Mundo Feminina de 2023, a Pague Menos decidiu testar o conhecimento das Inteligências Artificiais Generativas sobre o futebol, ao mesmo tempo que buscava ver se a tecnologia apresentava viés machista da IA. A rede de farmácias é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol.

O filme da campanha destaca a conversa entre três dos chatbots de inteligência artificial mais conhecidos no Brasil, o ChatGPT, o Bard e o Bing. No vídeo é possível ver a Pague Menos questionando aos programas quem fez mais gols pela Seleção Brasileira de Futebol. A tentativa da pergunta era entender se essas tecnologias modernas são inclusivas quanto ao reconhecimento das conquistas das mulheres no esporte.

Os três chatbots responderam de maneira unânime que o maior artilheiro da Seleção Brasileira era Pelé com 95 gols, quando, na realidade, a resposta correta seria Marta com 119 gols. Diante dessa constatação, a empresa também questionou os chatbots sobre o motivo pelo qual as jogadoras não foram mencionadas inicialmente. O equívoco gera uma reflexão importante sobre a ausência das mulheres na narrativa histórica do futebol.

“O vídeo faz parte de uma campanha que visa não apenas patrocinar, mas também ampliar a visibilidade das histórias das mulheres no esporte, reforçando a relevância de valorizar e apoiar as atletas brasileiras, para assegurar que o brilho de suas conquistas jamais seja ofuscado. Além disso, a empresa assume um papel destacado ao fomentar a igualdade de oportunidades e promover uma sociedade mais inclusiva”, ressalta Flávia Drummond, diretora de Marketing, Growth e CX da Pague Menos e Extrafarma.

O vídeo em questão é parte da campanha #BoraComElas da Pague Menos, realizada em parceria com a agência Advance e pode ser visto no YouTube.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

13 horas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 dia ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 dia ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 dia ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 dia ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 dia ago