Como o governo do RS salvou um data center de um incêndio?

Secretaria de Segurança Pública do Estado apostou em sala-cofre – o que permitiu plano de contingência em tempo recorde

Author Photo
9:18 pm - 08 de junho de 2022
Major Moacir Simões, diretor da DTIC da SSP-RS. Foto: Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) passou por um momento delicado e trágico em julho de 2021. Um incêndio de grandes proporções destruiu a sede do órgão público estadual, causando danos estruturais significativos e ocasionando inclusive na perda da vida de dois bombeiros que atuavam na tentativa de apagar o fogo. Diante do desastre, ao menos um aspecto positivo: o data center que ficava no prédio passou pela tragédia intacto.

Isso só foi possível porque a estrutura estava abrigada em uma sala-cofre. O espaço abrigava o data center do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da SSP-RS. Ele era o responsável por armazenar dados sensíveis de gestão de segurança pública, além de serviços fundamentais, como o 190 e o 193, que poderiam ter sofrido uma falha catastrófica na ocasião. No entanto, um plano de contingência permitiu a recuperação desses serviços em menos de 60 minutos.

Para saber um pouco mais sobre essa história, o IT Forum conversou com o Major Moacir Simões, diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do DCCI. Segundo ele, soluções como salas-cofre tem como maior vantagem proteger equipamentos de TI e suas informações, e que sem ela teria sido quase impossível reestabelecer o atendimento à população.

Ouça abaixo o episódio dessa semana do podcast E Agora, TI?

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Jornalista com mais de 13 anos de experiência nos setores de TI, inovação, games, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios.

É fundador do The Gaming Era, primeiro portal brasileiro de notícias de negócios com foco no mercado de jogos eletrônicos, os games.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas