Com CI&T, YDUQS aperfeiçoa suporte a alunos

Parceria possibilitou a redução da evasão de rematrícula, além de melhorar acesso aos conteúdos 

Author Photo
10:56 am - 15 de janeiro de 2023

A YDUQS, grupo de tecnologia e serviços em educação, anunciou os resultados de seu processo de transformação digital, conduzida em parceria com a CI&T. As empresas desenvolveram soluções para melhorar o suporte aos 800 mil alunos de graduação.

Segundo a YDUQS, o projeto teve início nas áreas administrativa e financeira e coincide também com o lançamento do EnsineMe, solução proprietária que apoia instituições de ensino em suas estratégias de aprendizado online.

O portal de rematrículas da empresa, o Renova, que agrega nomes como Estácio e Ibmec, foi o pioneiro do processo de digitalização. Simplificado, o processo diminuiu a necessidade de interações presenciais, dando mais transparência sobre o progresso acadêmico. Segundo a YDUQS, o fato colaborou para a elevação dos índices de satisfação. Além disso, a jornada integrada de estudos e avaliação na ferramenta própria, dobrou o acesso espontâneo aos simulados comparado com a utilização de plataforma terceirizada.

A YDUQS desenvolveu a SAVA (Sala de Aula Virtual) com objetivo de aperfeiçoar a experiência dos alunos. Antes da implementação, os usuários utilizavam uma plataforma terceirizada, que apresentava instabilidade com acessos simultâneos. Atualmente, a SAVA suporta os picos de acesso considerando uma base total de 800 mil alunos de graduação das diferentes marcas do grupo.

A nova plataforma também oferece um backoffice 100% digital que otimizou processos das instituições de ensino. Ajustes e configurações, por exemplo, que poderiam demorar até quatro horas com a necessidade de atualizações manuais de planilha, agora levam cerca de um minuto, através de uma interface moderna e adaptada às necessidades do negócio.

Outra inovação foi o desenvolvimento de um aplicativo mobile para estudantes, que permite acesso as funções de estudo e administrativas. A empresa também aponta outra conquista com uma feature de “continue de onde parou”, que leva ao último conteúdo assistido pelo estudante. Ela otimizou a experiência dos usuários, diminuindo o tempo médio que gastavam para encontrar o material certo de cinco minutos para três segundos. Esse botão já representa 41% dos acessos aos conteúdos.

“Essa jornada integrada entre aplicativo e plataforma SAVA viabilizou que chegássemos ao maior pico de usuários ativos, 750 mil alunos, em apenas um mês e, rapidamente, o aplicativo atingisse as notas 4.7 na média das lojas PlayStore, do Google, e na App Store, da Apple. Além disso, 40% dos acessos à plataforma pelo app que oferece conteúdo mobile first. Se um aluno quiser assistir às aulas no computador ou celular, sua experiência será rica e intuitiva em ambos os aparelhos”, comenta Bruna Bueno, diretora de Produtos Digitais da YDUQS.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas