5 ações para empresas alcançarem ‘felicidade corporativa’

Bem-estar dos colaboradores impulsiona resultados e reduz turnover, lembra Carla Martins, do Serac

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2:50 pm - 27 de março de 2025
Foto: Shutterstock

A felicidade no ambiente de trabalho deixou de ser um conceito abstrato para se tornar um fator estratégico para as empresas, uma vez que colaboradores satisfeitos são mais produtivos e tendem a ficar em seus empregos. Assim, investir na “felicidade corporativa” pode ser uma estratégia de crescimento da produtividade e do próprio negócio.

É o que defende Carla Martins, vice-presidente do Serac, provedor de soluções nas áreas contábil e jurídica. “Os profissionais não estão apenas em busca de bons salários, mas de um ambiente que os valorize e ofereça qualidade de vida”, diz a especialista.

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Para ela, cultura organizacional tem um papel essencial no engajamento e na retenção de talentos. “Criar um ambiente positivo não é um gasto, mas um investimento estratégico que impacta diretamente no desempenho e na longevidade da empresa”, defende.

Ela cita uma pesquisa da Harvard Business Review que indicou que empresas que investem em felicidade corporativa têm equipes 37% mais engajadas e crescimento três vezes maior dos lucros. Mas alcançar esses resultados depende de ações concretas.

Entre as práticas mais eficazes adotadas por empresas que lideram o ranking de melhores lugares para se trabalhar, estão, segundo Carla:

  • Flexibilidade no trabalho: Modelos híbridos e horários flexíveis aumentam a satisfação e a produtividade.
  • Saúde mental em foco: Programas de suporte psicológico reduzem o estresse e aumentam o engajamento.
  • Ambiente de reconhecimento: Empresas que celebram conquistas e incentivam o crescimento interno têm menores taxas de turnover.
  • Desenvolvimento profissional: Investir na capacitação dos colaboradores melhora a retenção e gera maior comprometimento.
  • Propósito e alinhamento de valores: Colaboradores que se identificam com a missão e os valores da empresa tendem a ser mais engajados e produtivos. Empresas que comunicam claramente sua cultura organizacional e envolvem seus times em seus objetivos estratégicos criam um senso de pertencimento e motivação genuína.

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Redação

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