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Casas Bahia avança em dados e IA para se reinventar no varejo

O Grupo Casas Bahia deu detalhes essa semana do uso que tem feito do AI/BI Genie, da Databricks, para avançar no uso de dados e de inteligência artificial. A meta é não só aprimorar as tomadas de decisão do grupo varejista, mas também enfrentar um setor cada vez mais competitivo.

A empresa tem atualmente cerca de 35 mil colaboradores, presença em mais de 500 municípios de 22 estados e no DF. Possui capital aberto na B3 desde 2013, e controla marcas como Casas Bahia, Pontofrio, Extra, banQi, Bartira e CBfull.

Com milhões de transações diárias e uma grande vitrine virtual, as Casas Bahia enfrentavam desafios de integração de dados de logística, vendas e prevenção de fraudes. O uso de Genie permitiu, entre outras coisas, integrar IA para consultas por chat, fazer modelagem preditiva para gestão de estoque e vendas, além de detectar fraudes em tempo real.

Com isso, a empresa reduziu o tempo de análise de seis horas para dois minutos e promoveu uma cultura de dados acessível. O grupo priorizou logística e vendas. A meta era aprimorar a previsão de demanda, ajustar níveis de estoque e otimizar campanhas de marketing com base em dados concretos.

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Antes da implementação, a dependência de SQL criava barreiras significativas. “Analistas de negócios precisavam dominar SQL, dificultando o progresso e gerando sobrecarga na equipe técnica”, relembra em comunicado Diego Caxito, diretor de Tecnologia do Grupo Casas Bahia.

Democratizando o acesso

Ao integrar o Genie ao ecossistema Databricks, o Grupo Casas Bahia tornou insights e dados mais acessíveis. As equipes podem fazer perguntas em linguagem natural no Microsoft Teams e receber respostas instantâneas, otimizando a tomada de decisões.

“Hoje conseguimos prever quando os produtos chegarão a níveis críticos de estoque e agir proativamente para evitar interrupções”, diz Caxito.

O grupo tem planos de integrar o Genie ao Power BI e expandir recursos preditivos.

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