Imagem: Shutterstock
O Escritório de Concorrência do Canadá entrou com uma ação contra a Alphabet, dona do Google, por supostas práticas anticompetitivas na publicidade on-line. Segundo informações da Reuters, a ação foi movida no Tribunal de Concorrência, com pedidos que incluem a venda de duas ferramentas de tecnologia de publicidade do Google e a aplicação de uma penalidade para garantir a conformidade com as leis de concorrência canadenses.
O Google respondeu afirmando que a reclamação ignora a intensa concorrência existente no mercado, onde compradores e vendedores de publicidade têm várias opções, e se disse preparado para defender seu caso no tribunal.
Leia também: Desafio de crescimento da IA está na gestão de mudança, acredita Marco Stefanini
A investigação do Escritório de Concorrência foi iniciada em 2020 para examinar se o Google estava adotando práticas prejudiciais à concorrência no setor de publicidade online. Este ano, a investigação foi expandida para incluir os serviços de tecnologia publicitária da empresa.
De acordo com o regulador canadense, a investigação concluiu que o Google é o maior provedor de soluções tecnológicas para publicidade na web no Canadá e que tem abusado de sua posição dominante com a intenção de manter e fortalecer seu poder de mercado.
O caso se alinha ao esforço do Departamento de Justiça dos EUA, que também busca comprovar que o Google monopolizou os mercados de servidores de anúncios para publishers e redes de anúncios para anunciantes.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…