Brasil tem 480 milhões de dispositivos digitais
Pesquisa da FGVcia contabiliza 2,2 dispositivos digitais por pessoa

O Brasil tem 480 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) em uso no Brasil (corporativo e doméstico), ou seja, 2,2 dispositivos digitais por habitante, de acordo com a 35ª edição da Pesquisa Anual do FGVcia sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, divulgada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcia).
O estudo revela ainda que há 1,2 smartphone por habitante, totalizando 258 milhões de celulares inteligentes em uso no Brasil. Adicionando os notebooks e os tablets, são 384 milhões de dispositivos portáteis, ou 1,8 por habitante. No país, são três celulares vendidos para um aparelho de TV.
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Em relação a computadores, o Brasil possui 222 milhões (desktop, notebook e tablet) em uso, atingindo 1 computador por habitante (102% per capita). As vendas em 2023 caíram 3%, com 12 milhões de unidades. Apesar disso, estima-se que esse ano tenha venda total estável, mas com um crescimento na proporção de notebooks.
Pela primeira vez, a pesquisa constatou que o ChatGPT, da OpenAI, o Google Gemini e o Microsoft Copilot, são nessa ordem, os mais utilizados, para: Chatbot, Machine Learning e Reconhecimento Biométrico (Digital, Facial e Palmar, entre outros).
De acordo com o coordenador da pesquisa do FGVcia, professor Fernando Meirelles, os Gastos e Investimentos em T continuam crescendo em valor, maturidade e importância nos negócios.
Participação no mercado dos principais fabricantes
A pesquisa também levanta a participação no mercado dos fabricantes de 30 categorias de software. A Microsoft continua dominando várias categorias no usuário final, algumas perto de 90% do uso. Os fabricantes que mais cresceram sua participação foram: Google e Qlik. Já para videoconferência, o Microsoft Teams cresceu para 44%, passando o Zoom, que ficou com 33%.
Os Sistemas Integrados de Gestão (ERP) da Totvs e da SAP têm 34% do mercado cada; Oracle, 12%; e outros, 20%. A Totvs lidera nas menores e a SAP, nas maiores empresas, com 50%.
Os programas de Inteligência Analítica continuam sendo uma categoria de destaque, e entre as mais lucrativas para os fabricantes. SAP, com 24%, Oracle, Totvs, Microsoft, Qlik, com 16% cada, e IBM, com 9%, são líderes desse segmento, com 96% do mercado. Apesar de todo esse arsenal de ferramentas modernas, 90% do uso de Inteligência Analítica no departamento financeiro das empresas é Excel. Já a nuvem responde, em média, por 45% do processamento nas empresas.
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