Notícias

Brasil terá quatro novos centros de pesquisa em IA

Nessa segunda-feira (4) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério das Comunicações e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgaram os quatro projetos selecionados no âmbito de edital para constituir centros de pesquisa (CPAs) em IA.

Ao todo, serão 10 novos centros de pesquisa com foco na tecnologia. Outros seis centros foram anunciados em 2021 a partir de acordo firmado entre as instituições.

Os CPAs em Inteligência Artificial seguem o modelo adotado no programa Centros de Pesquisa em Engenharia/Centro de Pesquisa Aplicada (CPE/CPA) da Fapesp. Os centros se dedicarão ao desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas que possam ser resolvidos por meio de inteligência artificial.

Leia também: Banco Central prevê novos casos de uso para o Pix, incluindo transferências internacionais 

Confira os projetos selecionados:

PRAIA Educação – O projeto de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial tem como foco a educação para a Quarta Revolução industrial. O pesquisador Gleber Lisboa Ramalho será responsável pelo projeto com sede no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

Centro de Excelência em Inteligência Artificial para a Segurança Cibernética – o projeto também terá residência no CIn da UFPE e será comandado pela pesquisadora Teresa Bernarda Ludermir.

Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Energias Renováveis – será liderado pelo pesquisador Alvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho. Este centro funcionará no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Centro de Pesquisa em Engenharia Ciência de Dados para a Indústria Inteligente (CDI2) – este centro estará sediado em três unidades, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC/UNICAMP) e Instituto Avançado para Inteligência Artificial (AI2/UNESP), tendo como pesquisadores principais, José Alberto Cuminato, Sergio Ferraz Novaes e Alexandre Xavier Falcão, em parceria com o SENAI de São Paulo.

Investimento em pesquisa

A verba para o financiamento dos centros de IA é originária da arrecadação do registro de domínios “.br” recolhidos pela FAPESP no período de 1998 a 2005, período em que esses recursos eram lá depositados – atividade assumida posteriormente pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Em 2015, o CGI.br, FAPESP, MCTI e MCOM divulgaram a primeira chamada de propostas, fruto do acordo de cooperação estabelecido entre as instituições. Desde então, a FAPESP tem lançado editais e chamadas de fomento à pesquisa que utilizam essa fonte de recurso.

“Os centros de pesquisa em IA serão fundamentais para ampliar o protagonismo brasileiro nessa área, para criar estímulo à manutenção de pesquisadores qualificados no Brasil, que são estratégicos para um projeto de soberania tecnológica para o nosso país”, ressalta Renata Mielli, Coordenadora do CGI.br.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 meses ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 meses ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 meses ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 meses ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 meses ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 meses ago