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Se o mês da Black Friday é aguardado como grande oportunidade para o varejo, também é verdade que o pico de demanda dessa época sobre o comércio eletrônico pode trazer problemas para quem não se prepara adequadamente. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2024 a data deve gerar R$ 7,93 bilhões de faturamento para o e-commerce, crescimento de 10,1% com relação ao ano passado.
Segundo a especialista em data centers Ascenty, é preciso apostar em soluções tecnológicas que apoiem as vendas e evitem quedas ou instabilidades no site, apoiando das buscas à finalização das compras. Infraestruturas escaláveis e robustas, seja de armazenamento, conectividade e processamento dos dados, é importante para apoiar o comércio eletrônico em períodos de pico de acessos.
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A empresa compartilha abaixo seis boas práticas para o período.
É recomendável ter cuidado na hora de escolher as tecnologias que podem apoiar as empresas varejistas nesse período do ano, diz João Walter Bio Razori da Silva, diretor de produtos, soluções e estratégias de edge da Ascenty. Ele diz que primeiro é preciso estudar o ambiente e, depois, “definir um planejamento das capacidades necessárias e procurar parceiros preocupados com o aumento do volume de vendas e em deixar a estrutura muito bem assistida”.
O executivo diz ainda que é importante ter um parceiro proativo, que se preocupe em garantir que recursos e plataformas necessárias estejam disponíveis para oferecer o suporte adequado.
É importante se preparar ao longo do ano para um grande aumento de vendas no período. E que tudo esteja testado, e as pessoas bem treinadas. A equipe precisa realizar testes de capacidade e carga, ou seja, simular um ambiente com um grande volume de transações para entender como tudo vai se comportar.
“Os serviços web, os bancos de dados e toda a parte de segurança precisam estar prontos para receber esse aumento da melhor maneira possível. (…) Cada minuto de indisponibilidade pode significar a perda de muitos clientes”, diz Walter.
Segundo a Ascenty, é comum que gestores acreditem que ambientes de data centers próprios (os on-premises) tornem a administração mais fácil. Mas contratar o serviço de forma terceirizada e white label, por meio de colocation, pode otimizar a resposta ao crescimento das vendas.
Ambientes de colocation sob demanda permitem a expansão flexível de racks e energia, conforme as necessidades dos usuários, com a inclusão de circuitos adicionais. A solução supera limitações comuns de ambientes on-premises, com infraestruturas elétricas eficientes e com maior disponibilidade do que as instalações domésticas, defende a Ascenty.
Após a escolha de um data center, é importante ter uma rede de fibra óptica interconectando-os para viabilizar uma campanha como a Black Friday. É possível escalonar a rede, para garantir que o cliente conecte a capacidade necessária para se comunicar entre sites.
Uma conexão robusta de internet é indispensável para manter um e-commerce ou qualquer outro site funcionando de maneira eficiente.
Conexões com nuvens públicas possibilitam escalabilidade de maneira sazonal, ou seja, são contratados recursos computacionais dentro da nuvem, conectados com o data center, para processar os dados. “É possível conectar-se com nuvens públicas do mundo inteiro, com redundância, altíssima disponibilidade e SLA diferenciado”, completa Walter.
Escolha parceiros que ofereçam diversas aplicações integráveis de forma simples para otimizar o período de vendas. A Riachuelo, por exemplo, adotou soluções de colocation, plano de Disaster Recovery e conexão com múltiplas nuvens.
“Com alguns cliques é possível escalonar a conexão, de maneira funcional, e conseguir recursos para atender melhor às necessidades dos clientes com maior facilidade durante este período estratégico de altas vendas, no qual precisamos estar preparados para um atendimento rápido e dinâmico ao nosso público final”, diz Ney Santos, diretor executivo de tecnologia e inovação da Riachuelo.
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