Para bancões, é consenso de que tecnologia é motor da competitividade e da personalização

CEOs do Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa e BTG Pactual destacam virada do setor para modelos mais ágeis e hiperpersonalizos com IA

Author Photo
5:22 pm - 10 de junho de 2025
Imagem: Divulgação/ Febraban Tech

Na seara cada vez mais competitiva e digital do setor bancário, um consenso: o futuro pertence a quem souber colocar a tecnologia no centro da estratégia e isso significa mais do que investir em inteligência artificial (IA) generativa ou lançar um superapp. É, sobretudo, reconstruir o banco de dentro para fora, com base em dados, cultura digital, hiperpersonalização e propósito.

Esse foi o tema que permeou o painel de abertura do Febraban Tech 2025, que acontece nesta semana em São Paulo. O palco do evento reuniu os presidentes dos seis maiores bancos do País nesta segunda-feira (10). Carlos Vieira, presidente da Caixa, Marcelo Noronha, CEO do Bradesco, Mario Leão, CEO do Santander, Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco, Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, e Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, compartilharam o impacto das tecnologias em seus negócios e como lição revelaram que a digitalização tem de ser centrada no cliente.

“Não há sobrevivência fora da tecnologia”, resumiu Tarciana. Segundo ela, o banco atua com a obsessão de entregar soluções centradas no cliente, com investimento estruturado em inovação, IA generativa e escalabilidade, sem renunciar a uma cultura humana. “Treinamos 65 mil funcionários no ano passado para acelerar essa virada com eficiência e propósito”, comentou.

Na mesma linha, Maluhy, do Itaú Unibanco, destacou que a era da experiência chegou após anos de transformação tecnológica profunda. O banco lançou recentemente a primeira solução de IA generativa transacional e conversacional do mundo no setor bancário. “Temos mais de 500 projetos de GenAI em andamento. A nossa lógica passou de banco transacional para consultivo, com uma experiência hipersonalizada. É um banco para cada cliente.”

Maluhy reforçou que a transformação exigiu mudanças na estrutura de dados, com cloud, data mesh e fundações robustas de IA. “Para nós, tecnologia não é episódio. É estrutural. É o que garante escala, qualidade e diferenciação”, disse. O superapp lançado pelo Itaú, unificando oito aplicativos em um só, já migrou 12 milhões de clientes, com taxa de adesão superior a 98% e NPS de 85.

Inteligência artificial em escala real

Para Noronha, do Bradesco, a IA generativa é um divisor de águas. “Ela vai transformar a sociedade e já está transformando a nossa operação”, afirmou. O banco ampliou sua aposta na tecnologia e contratou executivos experientes nos times de tecnologia e dados. Hoje, revelou, o Bradesco já vê ganho de produtividade com múltiplas frentes de IA: desde a BIA,agora suportada por GenAI para 24 milhões de correntistas, até soluções internas voltadas para a transformação de processos de cobrança, risco e eficiência.

Além disso, o Bradesco já escalou um ambiente de multiagentes com enterprise agents e lançou a BIA Tech, com uso de copilotos para acelerar o desenvolvimento de software. “Vamos entregar 53% mais aplicações este ano. Inovação é produtividade e competitividade.”

No Santander, Leão citou um exemplo concreto do uso da tecnologia com impacto social: a expansão do programa Prospera, que concede microcrédito para pequenos empreendedores com apoio de agentes em campo, agora equipados com iPads. “Estamos evoluindo para usar IA generativa no Prospera, e o nosso novo superapp não será apenas para o cliente. Será de cada cliente.”

Cultura digital e inclusão como força de transformação

Mesmo a Caixa Econômica Federal, que esteve mais atrasada na adoção de tecnologias, conforme Vieira confessou, vive hoje um momento de virada. “Criamos o processo Teia: transformação, engajamento, inovação e aprendizados. Treinamos 1,1 mil funcionários em novas competências, muitos promovidos, e usamos IA para garantir segurança nas transações e inovar com responsabilidade”, afirmou.

Além de milhões de transações digitais, ele reforçou que a Caixa tem um papel único como pilar de execução de políticas públicas e precisa equilibrar inovação com acessibilidade e segurança. “A cibersegurança e o uso ético da IA são prioridades.”

Sem legado, com forte ambição digital

Já Sallouti, do BTG Pactual, destacou o diferencial de não ter legado tecnológico nem agências físicas. “Aproveitamos a digitalização para construir uma plataforma universal do zero, cobrindo varejo, PMEs e atacado. O crescimento da nossa base foi impulsionado por personalização extrema e eficiência operacional.”

O BTG criou mais recentemente um curso executivo interno de IA em parceria com a Intelli e já vê impacto direto em áreas em que o uso da tecnologia ainda não era óbvio. “Investimos tempo em explicar os ganhos possíveis de IA para todas as áreas de negócio. A compreensão traz desbloqueio.”

Transformação é coletiva

Com cada um dos bancos avança em sua estratégia de digitalização de olho no futuro e em tecnologias como IA, mas o consenso dessa nova era gira em torno de três pilares que sustentam o novo modelo de negócio no setor:

  1. Tecnologia como base estrutural, com IA generativa, cloud e dados como ativos centrais;
  2. Hiperpersonalização e experiência, com foco em um banco feito sob medida para cada cliente;
  3. Transformação cultural e talento digital, com programas internos, engajamento de equipes e inovação contínua.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas