Ernane Drumond, head de CX do Inter, e Amanda Andreone, country manager da Genesys Brasil. Fotos Divulgação
Quando se fala em transformação digital no setor financeiro, é comum associar o avanço tecnológico à digitalização de produtos, serviços e canais. No Banco Inter, o salto veio com foco radical no cliente.
A aliança entre Banco Inter e Genesys não apenas modernizou a central de relacionamento com os clientes, mas virou um caso de sucesso em experiência do cliente (CX), com números que impressionam: redução de 36% no tempo de espera em apenas 10 meses e um crescimento de 48% no Net Promoter Score (NPS), índice que mede a lealdade dos consumidores. A jornada incluiu automação, integração omnicanal e o uso intensivo de inteligência artificial (IA) para gerar insights e otimizar o atendimento.
“Temos obsessão pela experiência do cliente”, resume Ernane Drumond, head de CX do Inter. Com quase 12 anos na companhia, ele viveu a transição da área de tecnologia para a liderança da experiência do cliente, e desenhou essa virada. “Para entregar uma experiência diferenciada, é preciso inovação, dados e capacidade de agir em tempo real. Tudo isso está no nosso DNA desde o início”, afirma.
A parceria com a Genesys foi estratégica desde o primeiro momento, conta. O desafio era, a partir de uma base de clientes em rápida expansão, escalar o atendimento, manter a resolutividade e oferecer jornadas integradas, personalizadas e com governança.
A tecnologia da Genesys permitiu não só a automação de tarefas e o roteamento inteligente das interações, mas também deu ao Inter uma nova capacidade: enxergar e agir com base em dados em tempo real. “Hoje conseguimos entender o comportamento do cliente, fazer gestão à vista e retroalimentar os processos com insights contínuos”, detalha Drumond.
Um dos diferenciais do projeto foi a adoção de inteligência artificial generativa (GenAI) para suportar tanto aos clientes quanto aos atendentes. “Usamos assistentes conversacionais que ajudam a resolver problemas em tempo real, fazem síntese de conversas para sugerir respostas e agilizam a escuta ativa”, explica Drumond. “Hoje, 90% dos nossos clientes são atendidos por voz em até 20 segundos – um número que acompanha os benchmarks do mercado.”
E os resultados aparecem na ponta. Além da redução de custos operacionais em cerca de 10%, o canal de relacionamento triplicou sua geração de receita. “Criamos uma estrutura onde o atendimento deixa de ser custo e passa a ser oportunidade de negócio.”
Para Amanda Andreone, country manager da Genesys Brasil, o sucesso da jornada aconteceu por conta do alinhamento das empresas. “O Inter é mais do que um cliente, é um parceiro. São vorazes na adoção de tecnologia e têm clareza total sobre os objetivos estratégicos. Sabem o que querem entregar para o cliente e o que precisam, ou não, adotar para chegar lá.”
Segundo Amanda, um dos principais aprendizados do projeto foi a importância do planejamento conjunto e da sinergia entre as equipes. “Tivemos momentos em que voltamos para a prancheta, redesenhamos soluções. Nada foi feito no piloto automático. Existe uma cocriação, baseada em resultados e eficiência”, lembra, completando: “Tecnologia sem propósito não transforma nada. O Inter nos mostra isso com clareza: CX não é apenas atendimento, é estratégia de negócio.”
A plataforma implementada no Inter permitiu uma integração omnicanal real – com voz, chat, app e outros canais conectados, oferecendo continuidade de atendimento e leitura completa da jornada do usuário. “É um ciclo virtuoso. Inovação gera eficiência, que gera resultados, que validam novos investimentos em tecnologia”, aponta Amanda.
Com mais de 36 milhões de clientes, o Banco Inter quer mais. A estratégia agora mira o superapp financeiro, a expansão internacional e o crescimento sustentável da base, sem perder o foco no cliente. “Temos um plano de cinco anos com metas claras: 60 milhões de clientes, 30% de eficiência e 30% de retorno do investimento (ROI). Estamos cumprindo esse plano com paixão e foco, sempre questionando o status quo”, diz Drumond.
O uso de IA generativa deve avançar também para o aplicativo, com recursos de busca inteligente e autoatendimento assistido. “Queremos que a tecnologia antecipe as necessidades do cliente e resolva, de forma quase invisível, os problemas do dia a dia”, finaliza ele.
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