Foto: Divulgação
A B3 anunciou essa semana o lançamento de uma plataforma para emissão, registro e negociação de ativos tokenizados. O sistema utiliza tecnologia blockchain, que promete aumentar a segurança e a eficiência na transferência de ativos digitais, reforçou a B3 em comunicado.
O lançamento já inaugura com a primeira tokenização de ativo regulado. Tokens representativos de debêntures foram emitidos por uma instituição financeira no novo ambiente da B3 e transferidas para carteiras digitais de outras instituições financeiras.
Leia também: Pix mais do que dobra volume de transações em um ano e ultrapassa 11,7 bi
Humberto Costa, superintendente de Novos Negócios da B3, explica que as debêntures foram digitalizadas e disponibilizadas em uma rede blockchain. Para garantir a solidez à operação, o ativo foi mantido na depositária de renda fixa, seguindo o arcabouço regulatório vigente, e replicado para a nova tecnologia.
Costa destaca que a nova plataforma para ativos digitais reforça a estratégia da B3 de evoluir em seu negócio principal, oferecendo inovações que também contribuam para o desenvolvimento do mercado.
O superintendente da B3 ressalta que a companhia já tem outros projetos semelhantes em andamento, que devem ser oferecidos aos clientes em breve. “Outros ativos negociados que passam pela depositária da B3, local onde estão armazenadas as informações de um papel, como titularidade e o histórico, poderão ser tokenizados”, afirma.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…