‘Automação deve estar na mão de todos os trabalhadores’

Para Mihir Shukla, CEO e fundador da Automation Anywhere, próxima década ficará marcada por uma “economia da automação”

Author Photo
6:45 pm - 04 de outubro de 2022

Fundada em 2003 em San Jose, na Califórnia, primeiro com o nome Tethys Solutions, a Automation Anywhere é mais conhecida pelas soluções de RPA (sigla em inglês para automação robótica de processos). Mas, conforme os anúncios e rodas de conversa se passam durante o Imagine 2022, evento realizado essa semana em Nova Iorque*, nos EUA, percebe-se que a empresa tem uma visão de uma nova “economia da automação” da qual ela quer ser expoente.

“Automação deve ser a fundação de toda e qualquer operação de negócios. Devemos automatizar tudo o que pode ser automatizado”, disse o fundador e CEO da companhia, Mihir Shukla, durante o keynote de abertura do Imagine nessa terça (4). “Automação não pode ficar limitada a alguns trabalhadores, tem que estar na mão de todos, em toda empresa.”

Segundo o executivo, até 2030, as empresas que “dominarem a economia da automação dominarão uma era”.

Leia também: Entrevista com Anil Ganjoo, da HCLTech

Se por um lado parece um discurso bastante conveniente para um fabricante justamente de soluções de automação, por outro a companhia busca expandir as possibilidades de uso dessas ferramentas. A nova “plataforma” da AA, chamada Automation Success e anunciada também nessa terça, inclui entre outras coisas recursos que facilitam a criação de robôs (ou bots) inclusive por trabalhadores não-técnicos (AARI), com automatizações possíveis nos principais softwares de gestão de negócios (AARI for Every App).

Outra ferramenta, o New Process Discovery, usa aprendizado de máquinas para mapear e descobrir possibilidades de automação em processos já estabelecidos nas companhias. “É como um GPS automotivo”, brincou Shukla em entrevista ao IT Forum. “Nem eu na minha organização sei de tudo [em termos de processos], então é como um mapa do que pode ser melhorado.”

Outros anúncios incluem melhorias na capacidade dos bots de extrair informações de documentos e de gerenciamento de equipes em centros de excelência responsáveis por automação. Para a comunidade de usuários, uma ampliação do Automation Pathfinder Program deve fornecer estrutura de melhores práticas recomendadas e serviços especializados para quem quer trilhar uma jornada de automação corporativa.

Mercado e oportunidades

A Automation Anywhere compete em um mercado de players especializados (como Ui Path e SS&C Blue Prism) e generalistas (NICE, Microsoft, Pegasystems e até IBM e SAP). Shukla diz que seu diferencial é a plataforma anunciada em Nova Iorque, em conjunto com uma arquitetura agnóstica, oferta em qualquer nuvem e também on premisses, além da capacidade de mapeamento dos processos de negócio que podem (“ou não”) ser automatizados.

A empresa está atualmente em cerca de 90 países, inclusive América Latina – no qual o Brasil é seu maior mercado, segundo o CEO. “Vemos uma oportunidade imensa na América Latina, tendo no Brasil a maior parcela de faturamento”, ressaltou.

Parte da estratégia para crescer na região passa, segundo o CEO, por parcerias, seja de tecnologia ou de serviços e integração. Esses últimos são considerados pilares fundamentais pelo conhecimento que detém das verticais e consequentemente capacidade de “criar soluções cada vez mais profundas”.

* o editor do IT Forum viajou à Nova Iorque a convite da Automation Anywhere

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Jornalista com mais de 13 anos de experiência nos setores de TI, inovação, games, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios.

É fundador do The Gaming Era, primeiro portal brasileiro de notícias de negócios com foco no mercado de jogos eletrônicos, os games.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas