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Arena MRV adota Wi-Fi 6 e aprimora experiência de torcedores

A Arena MRV, estádio de futebol localizado em Belo Horizonte (MG) e conhecido por ser a casa do Clube Atlético Mineiro, se tornou recentemente a primeira construção do Brasil a usar uma solução de Wi-Fi 6 de alta densidade com produtos da Cisco. O anúncio foi feito essa semana pela própria fabricante americana de soluções de rede, e promete conectividade sem fio mais segura e eficiente em todo o estádio.

O projeto inclui 800 pontos de acesso Wi-Fi 6 da Cisco, com capacidade de atender mais de 50 mil pessoas conectadas ao mesmo tempo. O projeto foi desenvolvido em parceria com a integradora Nexa Tecnologia, e utilizou a solução Cisco Spaces.

Essa solução fornece dados aos gestores de como pessoas e coisas conectadas estão se comportando dentro do ambiente. Na prática, segundo a Cisco, permite à Arena MRV saber melhor quem vista o local, com que frequência e quanto o usuário utiliza a rede do estádio, em tese permitindo que a operação entenda melhor o perfil dos visitantes.

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“O Wi-Fi vai além de ser uma comodidade. Com ele, monetizamos vários momentos da jornada do torcedor, como, por exemplo, as máquinas de venda conectadas à rede sem fio. A conectividade é a base para toda a experiência do fã na Arena MRV”, diz Leandro Evangelista, CIO da Arena MRV.

O projeto também levou em conta a segurança. O ambiente da Arena MRV é protegido por soluções como o Identity Services Engine (ISE), que promete controle sobre endpoints e usuários que podem acessar a rede, e a Umbrella, plataforma de segurança de dispositivos, usuários e dados. Também o Firepower, solução de firewall.

Arena MRV: detalhes da implantação

A Arena MRV tem mais de 128 mil m², e o desafio do projeto era posicionar pontos de acesso estratégicos que tornassem o estádio conectado sem áreas de “escuro” de sinal. A Cisco diz ter cumprido os requisitos do projeto, permitindo gerenciamento da rede em nuvem e pontos de acesso Wi-Fi de ativação simples e fisicamente adaptáveis.

Isso tornou possível a instalação de APs (pontos de acesso) em lugares antes considerados impossíveis, como o topo do estádio.

Para o usuário da rede, o Atlético Mineiro desenvolveu um app que promete facilidade para torcedores e visitantes que se conectam ao Wi-Fi. Isso inclui compra em bares, apresentação de ingresso nas catracas, estacionamento e até interação durante os jogos.

Como resultado, o percentual médio dos torcedores acessando a rede Wi-Fi da Arena MRV é atualmente de 50%, ultrapassando a média mundial que gira em torno de 25% a 30%.

Para o futuro, projeto pretende ampliar ferramentas de observabilidade para melhorar a experiência do usuário e expandir aplicações oferecidas pelo super app. Também está sendo considerada a implementação de Open Roaming, permitindo que usuários autenticados se conectem automaticamente ao Wi-Fi da Arena.

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