Anatel e Insper firmam acordo para pesquisa e eventos conjuntos

Protocolo de intenções busca promover colaboração em áreas de interesse comum para Anatel e Insper

Author Photo
10:55 am - 12 de março de 2025
Imagem: Shutterstock

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) anunciaram essa semana a assinatura de um protocolo de intenções para a promoção de estudos, pesquisas e atividades de interesse comum. Segundo as partes, a parceria inclui troca de conhecimento, experiências e eventos que “contribuam para a missão institucional da Anatel e para a produção de conhecimento acadêmico”.

O protocolo de intenções 2/2025 foi assinado por Carlos Manuel Baigorri, presidente da Anatel, e Alexandre Reis Siqueira Freire, conselheiro da agência, além de Vinícius Cassio Barqueiro, coordenador administrativo dos Centros de Conhecimento do Insper, e Vanessa Boarati, coordenadora do Escritório de Apoio à Pesquisa da instituição de ensino.

Os principais objetivos da parceria incluem divulgação de boas práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; estímulo à produção acadêmica por meio de pesquisas e disseminação de conhecimento; e realização de eventos como seminários, encontros e reuniões que abordem economia, direito e tecnologia, áreas consideradas de “interesse mútuo”.

Leia mais: Empresas migram para o Texas e reconfiguram cenário tecnológico nos EUA

“O acordo com a Anatel é uma oportunidade valiosa de fortalecer a atuação do Insper em pesquisa aplicada e ampliar o impacto do conhecimento acadêmico em questões cruciais para o desenvolvimento do país. Ao unir nossos conhecimentos, conseguimos aprofundar estudos em diversas áreas e promover soluções inovadoras”, diz em comunicado Paulo Furquim, professor do Insper que conduziu a iniciativa.

A Anatel deve disponibilizar informações e dados de mercado, enquanto o Insper deve envolver docentes e discentes na condução de estudos e propostas de temas de pesquisa. Não há previsão de transferência de recursos financeiros entre as instituições, e as despesas do trabalho serão cobertas pelo orçamento próprio de cada instituição.

O protocolo vale até o fim de 2027, podendo ser prorrogado por meio de aditivo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.