Notícias

Anac lança super app para facilitar formação de pilotos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou essa semana o lançamento de um super app que tem como público-alvo futuros pilotos de aviões, helicópteros ou planadores. As funcionalidades abrangem desde a gestão de habilitações e registro de horas de voo até o agendamento de cursos e exames médicos.

Segundo a Anac, o aplicativo centraliza necessidades do aspirante a piloto em uma interface “prática e acessível”. O aplicativo foi em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, com o Gartner Brasil responsável pela revisão de processos da agência reguladora. A solução foi lançada em cerimônia na quarta-feira (4) em Brasília.

“A gente tem o desejo de facilitar a vida das pessoas ao longo do tempo, sobretudo a vida do nosso principal regulado, que são os pilotos. E, nesse sentido, o SuperApp vem com essa pegada de facilitação, de viver a jornada do usuário, de tentar entender o lado do cliente”, explicou Tiago Sousa Pereira, diretor presidente da Anac, na cerimônia de lançamento.

Leia também: 6 lições da Amazon sobre como projetar sistemas simples e escaláveis

A promessa do super app da Anac é tornar mais acessível o sonho de quem quer se tornar piloto na aviação civil, oferecendo uma plataforma centralizada. A ferramenta permite gerenciar cursos realizados, contabilizar horas de voo, confirmar voos pendentes, realizar pagamentos e emitir o Certificado de Habilitação Técnica (CHT).

Os usuários também podem acessar clínicas e escolas credenciadas, receber orientações personalizadas baseadas em perfil e progresso, e acompanhar prazos e documentações necessárias. O aplicativo também envia notificações e lembretes.

A solução é inicialmente voltada para a jornada de habilitação de novos pilotos, mas a agência diz querer ampliar gradualmente a oferta de serviços para os profissionais da aviação civil mais experientes, além de cidadãos que interagem com o órgão.

“Começamos com o piloto privado, mas as nossas próximas etapas agora são o piloto comercial. Vamos ter o piloto de linha aérea, inclusão de habilitação, revalidação de habilitação, as jornadas também de comissário, de mecânico de manutenção aeronáutica. Tudo isso chegará em módulos que serão implementados ao longo do tempo”, adiantou Elder Rodrigues, superintendente da Anac.

O aplicativo está disponível na App Store e no Google Play. Mais informações sobre a solução estão em um hotsite criado pela Anac.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago