Accenture e NVIDIA lançam novo grupo de negócios para impulsionar adoção de IA nas empresas

Com 30 mil profissionais treinados globalmente, a parceria visa reinventar processos e acelerar a adoção de IA

Author Photo
4:20 pm - 03 de outubro de 2024
Fonte: Shutterstock

A Nvidia expandiu sua parceria com a consultora tecnológica Accenture para acelerar o uso de inteligência artificial nas empresas. A nova fase da colaboração inclui a criação de um grupo especializado dentro da Accenture, dedicado a ajudar clientes a implementar e escalar ferramentas de inteligência artificial generativa.

Com a crescente demanda por IA generativa, a Accenture registrou contratos no valor de US$ 3 bilhões no último ano fiscal. Para atender a essa demanda, a empresa criou um novo grupo focado em auxiliar os clientes a desenvolver as bases necessárias para implementar funcionalidades de agentes de IA, utilizando a plataforma Accenture AI Refinery.

“A Accenture AI Refinery criará oportunidades para as empresas repensarem seus processos e operações, descobrirem novas formas de trabalhar e escalarem soluções de IA em toda a organização, ajudando a impulsionar mudanças contínuas e gerar valor”, disse Julie Sweet, Presidente e CEO da Accenture.

Leia também: 5 tendências que têm motivado a adoção de low-code

A Accenture AI Refinery estará disponível tanto em nuvens públicas quanto privadas e se conectará com outras áreas da Accenture.

Segundo comunicado das empresas, o recém-criado Grupo de Negócios Accenture NVIDIA vai acelerar o desenvolvimento da IA generativa, auxiliando empresas a expandirem o uso de sistemas de agentes de IA, que busca operar de forma mais autônoma, respondendo às necessidades e intenções do usuário de maneira mais dinâmica.

O objetivo é permitir que as organizações alcancem maior produtividade e crescimento. Para isso, mais de 30.000 profissionais treinados em diversos países estarão à disposição para ajudar os clientes a transformar seus processos e ampliar o uso da IA em larga escala no ambiente corporativo, disseram as empresas.

Durante uma entrevista à CNBC, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, mencionou a Accenture como um “tecido conector” entre a tecnologia da Nvidia e os seus clientes, destacando que ele e Sweet, conceberam essa parceria há aproximadamente quatro meses.

Na entrevista, Huang também forneceu uma atualização sobre a nova linha de chips Blackwell da Nvidia, que já está em produção e seguindo conforme o planejado, apesar de temores anteriores sobre possíveis problemas de fabricação que poderiam atrasar seu lançamento. Huang afirma que a nova linha já conta com alta demanda de pedidos.

Os chips da Nvidia dominam o mercado de IA, com grandes pedidos vindos de empresas como Microsoft, AWS e Google. No entanto, há preocupações sobre o retorno financeiro dos investimentos realizados em infraestrutura, que tem gerado preocupação dos investidores, segundo a Bloomberg. Para amenizar essas preocupações, a Nvidia está tomando medidas significativas para democratizar seu acesso à tecnologia, com lançamentos de nova linha de softwares, serviços e hardwares que visam beneficiar uma base de clientes mais ampla.

As ações da Nvidia, que subiram 1,6% na quarta-feira em Nova York, aumentaram mais de 1% nas negociações estendidas após os anúncios, de acordo com a Bloomberg. A empresa atribui o crescimento recente nos lucros à forte demanda por IA generativa. Segundo Lan Guan, Chefe de IA da Accenture, 90% das organizações reconhecem o impacto da IA generativa, mas menos de 10% conseguiram integrá-la com sucesso.

*Com informações da Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.