99% das empresas de serviços financeiros sofreram ataque de ransomware nos últimos 3 anos
Pesquisa realizada pela Nutanix revela que segurança de dados é prioridade para companhias

A segurança de dados e a proteção contra ransomware, a implementação de estratégias de IA e a minimização de custos estão impulsionando as prioridades de infraestrutura dos decisores de TI, de acordo com o 6º relatório anual global de nuvem empresarial de serviços financeiros (ECI), realizado pela Nutanix.
Dentre os entrevistados de serviços financeiros do ECI, 99% compartilharam ter sofrido um ataque ransomware em algum momento nos últimos três anos. Ainda, 89% concordaram que as suas organizações tinham espaço para melhorias no que diz respeito à sua capacidade de proteção contra tais ataques. A IA também foi apontada como um impulsionador-chave das prioridades da infraestrutura de TI, uma vez que os líderes de TI são cada vez mais encarregados de aproveitar as soluções de IA para melhorar a tomada de decisões e as experiências dos clientes.
“É surpreendente ver que quase todos os entrevistados da pesquisa ECI deste ano com o setor de serviços financeiros sofreram um ataque ransomware”, diz Lee Caswell, vice-presidente sênior de Marketing de Produtos e Soluções da Nutanix. “É um sinal que a adoção de multicloud híbrida deverá triplicar tendo em vista que os usuários de serviços financeiros se preparam para riscos crescentes de segurança cibernética à medida que novos requisitos regulatórios entram em vigor, como a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), tornando a proteção de dados e a recuperação de desastres um imperativo da multicloud híbrida.”
Leia mais: Ataques de ransomware aumentaram 71% em 2023, revela estudo da SEK
De acordo com a pesquisa, decisores de serviços financeiros concordam que a segurança cibernética continua a ser fundamental, mas a ênfase no investimento em IA e na gestão dos custos globais fica logo atrás. Metade dos entrevistados relata que suas organizações precisaram de alguns dias ou semanas para restaurar totalmente as operações após um incidente de segurança cibernética. Outros 12% disseram que, embora as operações tenham sido restauradas principalmente em poucos dias ou semanas, o impacto do ataque na empresa durou além da restauração das operações diárias.
Além disso, para os CIOs de instituições financeiras, conforme os ambientes multicloud híbridos crescem, também crescem a infraestrutura e as cargas de trabalho. Nuvem (78%), dados e IA (77%) e proteção contra ransomware (77%) estão registrando um crescimento significativo.
Apesar de citar frequentemente a sustentabilidade como crítica nas decisões de compra, poucas instituições planeiam aumentar significativamente os investimentos nesta área no próximo ano. Os maiores aumentos projetados nos orçamentos de TI são para IA (39%), seguido pela prevenção de ransomware (34%) e modernização de TI (30%). No geral, 78% dos entrevistados pretendem aumentar os gastos em computação em nuvem, com 77% planejando aumentos para IA e proteção contra ransomware.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!


