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Para 99% dos líderes de TI, automação com IA esbarra em falta de integração de dados

Existe uma enorme divisão entre os dados detidos pelas empresas, com 67% delas utilizando mais de 500 aplicativos diferentes, o que cria silos de dados. Isso faz com que 99% dos líderes de TI reconheçam uma necessidade maior de integração para automação baseada em inteligência artificial, mas 71% não têm uma plataforma unificada para alcançar esse objetivo.

É o que revela um estudo encomendado pela Jitterbit, conduzido pela Censuswide Research e adiantado em primeira mão ao IT Forum. O relatório se chama The 2025 Automation Benchmark Report: Insights from IT Leaders on Enterprise Automation & the Future of AI-Driven Businesses, e reúne informações obtidas de mil tomadores de decisão de TI nos EUA e no Reino Unido.

Há, segundo indica o estudo, um apetite crescente por IA para implementar automação empresarial, mas faltam recursos e sobram preocupações com segurança. Apesar disso, times de tecnologia e áreas de negócios estão mais alinhados para alcançar esses objetivos.

Leia também: Siemens aposta em automação virtual para flexibilizar indústria

“Nossa pesquisa nos EUA e no Reino Unido serve como uma forte referência para as empresas brasileiras, uma vez que o País acompanha de perto as tendências globais de tecnologia – especialmente aquelas definidas pelas principais empresas de tecnologia americanas”, pondera Bill Conner, presidente e CEO da Jitterbit, em declaração dada com exclusividade ao IT Forum.

Segundo o executivo, há uma mudança global em direção à automação baseada em IA, e o Brasil está “na vanguarda desse movimento”. E diz que as empresas brasileiras estão “aproveitando a automação para eliminar silos de dados, otimizar operações e expandir a inovação”.

Outros achados

Segundo o estudo, 99% das empresas integraram IA nas operações, e as pioneiras veem os agentes inteligentes (Agentic AI) como “próxima fronteira”. Mais de três em cada dez (31%) já estão se planejando para essa “nova era”.

Mas os desafios são vários: segurança cibernética, privacidade de dados, escalabilidade, recursos e conformidade continuam sendo as principais preocupações dos líderes de TI no que diz respeito à automação. Metade deles cita vulnerabilidades em integrações de terceiros com tecnologia de IA como principal preocupação com a segurança.

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