79% dos líderes de segurança se sentem pressionados a reduzir gravidade de riscos cibernéticos

Estudo da Trend Micro revela lacuna de credibilidade entre chefes de cibersegurança e diretoria das empresas

Author Photo
10:35 am - 16 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

Uma pesquisa recente da Trend Micro revelou um cenário difícil para os líderes de segurança digital: 79% deles dizem se sentir pressionados a minimizar a gravidade dos riscos cibernéticos enfrentados pelas organizações. E cerca de um terço têm a opinião totalmente desconsiderada por outras lideranças, segundo estudo encomendado à Sapio Research.

Foram ouvidos mais de 2.600 líderes de TI no mundo todo. Dos que se sentem pressionados, 43% dizem ser vistos como “repetitivos” ou “irritantes” e 42% acreditam ter uma imagem excessivamente negativa dentro da corporação. Entretanto, 46% admitem que quando conseguem mensurar o valor comercial da estratégia de segurança cibernética são respeitados.

“Mais da metade dos líderes de TI admitem que a segurança cibernética é o maior risco do negócio, mas não conseguem comunicar esse risco em uma linguagem que a diretoria entenda. Como resultado, são ignorados, menosprezados e acusados de importunação”, diz Bharat Mistry, diretor de tecnologia da Trend Micro.

Leia também: Tecnologias emergentes transformam o setor logístico global

Apenas 54% dos entrevistados estão confiantes de que o corpo diretivo das companhias entende completamente os riscos cibernéticos que a organização enfrenta – número que pouco mudou desde 2021 (50%). Mais de um terço (34%) dizem que a segurança cibernética ainda é tratada como parte da TI e não como um fator de risco de negócios.

Leite derramado

Para 80% dos profissionais, apenas uma violação grave levaria o conselho a agir com mais firmeza em relação ao risco cibernético. Mais da metade (58%) dos entrevistados acredita que precisa haver um aumento nas habilidades de comunicação de TI para corrigir a situação.

“As empresas precisam ter uma boa visibilidade da operação para agir rapidamente e de forma eficaz quando surge um incidente, e isso só é possível por meio de análises totalmente automatizadas, com avaliação constante dos riscos, feitas por ferramentas adequadas”, pontua Cesar Candido, diretor geral da Trend Micro Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.