Os 5 maiores medos da sociedade sobre a inteligência artificial
Estudo global da The Cynefin Co destaca oportunidades e receios quanto ao uso da IA

Uma pesquisa global recente conduzida pela The Cynefin Company revelou percepções e medos da sociedade sobre o uso de inteligência artificial. O relatório é resultado de um estudo global realizado entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024.
A IA foi vista como aliada na colaboração, na promoção da criatividade e na “destilação” de grandes volumes de dados. Por outro lado, o mau uso da tecnologia, a incapacidade de distinguir o trabalho humano do automatizado e o risco de exclusão digital são questões que despertam preocupação.
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Para Alexandre Magno, CEO da operação The Cynefin Co Brazil, o estudo revela que muitas lideranças ainda subestimam o verdadeiro potencial da IA. “Os líderes superestimam a capacidade de fazer melhor ou mais rápido o que já sabemos fazer, utilizando a IA com foco, apenas, na produtividade”, diz.
Entre os maiores potenciais da IA identificados no estudo, destaca-se:
- Permitir investigações que superam as capacidades dos motores de busca tradicionais;
- Fomentar competências transdisciplinares nos humanos, incentivando um desenvolvimento holístico;
- Identificar padrões, ajudando a revelar insights em grandes volumes de dados;
- Eliminar preconceitos humanos, utilizando algoritmos para decisões mais imparciais e baseadas em dados;
- Apoiar a tomada de decisões, tornando a vida das pessoas mais saudável, produtiva e menos estressante.
Por outro lado, os medos que rondam a IA são:
- Abusos no uso da tecnologia, onde o fator humano pode ser o elo mais fraco ou perigoso;
- O declínio das indústrias criativas, com a automação substituindo a inovação humana;
- Propagandas manipulativas, que podem influenciar decisões de forma extrema;
- Decisões tendenciosas ocultas, onde os vieses incorporados nos algoritmos podem causar grandes prejuízos;
- Riscos à democracia e estabilidade social, com o uso indevido da IA para fins políticos e de manipulação.
Pesquisa brasileira de medos sobre a inteligência artificial
A empresa iniciou um estudo semelhante voltado para os brasileiros. A empresa convida aqueles que desejarem participar a preencherem um questionário disponível nesse link. Os dados coletados serão compilados e apresentados a cada seis meses.
O objetivo da The Cynefin Co, diz a empresa, é promover um diálogo mais profundo sobre a aplicação da IA em diferentes setores. “A maioria das pesquisas disponíveis ouve principalmente os especialistas no assunto, enquanto a nossa abre espaço para aprendermos sobre como a sociedade está percebendo o avanço da tecnologia, o que é essencial”, diz Magno.
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