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O crescimento do comércio eletrônico brasileiro – que deve movimentar mais de R$ 234,9 milhões em 2025, de acordo com a ABComm, ou 15% de crescimento em relação ao ano passado – esbarra em um problema sério. Os cibercriminosos aperfeiçoam e aumentam o número de golpes contra lojistas e consumidores.
Um relatório publicado pela Check Point Software recentemente aponta que 2024 quebrou recordes de ataques de ransomware, um dos softwares maliciosos preferidos dos criminosos para golpes virtuais. Segundo o levantamento, foram mais de 5,4 mil ataques em 2024, crescimento de 11% na comparação com 2023.
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Segundo Eduardo Gonçales, CISO da brasileira Tivit, alguns cuidados podem prevenir dores de cabeças entre consumidores que fazem compras online. São elas:
Muito cuidado com as promoções irreais de sites e e-mails duvidosos que prometem preços muito abaixo do mercado. Veja se o site possui todos os certificados e o cadeado de segurança, exibidos na barra do navegador, assim como selos de fornecedores no rodapé da página.
É obrigatório que a empresa disponibilize informações de registro, como CNPJ, razão social e endereço da sede. Pesquise também em sites como o Posso Confiar, Reclame Aqui e o Procon para saber se a loja é confiável.
Não clique em links que chegam por e-mail ou aplicativos de mensagens antes de checar a idoneidade da loja. Alguns criminosos fazem mudanças sutis no endereço (URL) que acabam passando despercebidas pelas vítimas. Na dúvida, digite o endereço da loja no navegador e pesquise pelo produto diretamente.
O cartão de crédito, especialmente o virtual, surge como o meio mais rápido e seguro para a confirmação da compra, oferecendo a possibilidade do estorno do valor em caso de fraude ou não recebimento do produto por falta de estoque.
O PIX caiu rápido no gosto do consumidor, mas tem sido utilizado para muitos golpes. Por isso, é preciso tomar muito cuidado, por causa especialmente da dificuldade de reaver o dinheiro em caso de fraude.
O pagamento por boleto apresenta risco ainda maior porque há vírus que altera o código de barras do documento, desviando o pagamento para a conta de criminosos.
Algumas falhas de segurança são corrigidas pelos próprios fabricantes com novas versões dos sistemas operacionais. Portanto, antes de ir às compras, mantenha atualizados os sistemas do computador e dos dispositivos móveis, bem como das ferramentas de segurança, como antivírus e firewalls, para evitar a infecção por possíveis malwares durante a navegação.
Para toda compra online, você tem o direito de arrependimento e devolução do produto em até sete dias corridos.
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