Imagem: Shutterstock
Os próximos anos serão intensos no mercado de tecnologia. Com o crescimento do setor e a adoção cada vez mais rápida de novos serviços, a previsão é de aumento na demanda por profissionais. De acordo com dados do Google for Startups, apenas em 2025 o Brasil sofrerá um déficit de 530 mil especialistas no setor.
Com a alta disponibilidade de vagas e poucos talentos qualificados, essa pode ser uma oportunidade para aqueles que desejam se preparar para a carreira. No entanto, para mudar ou até mesmo se inserir no segmento, os profissionais precisam se atentar à alguns detalhes.
“O mais importante para alguém que está começando e busca conquistar um destaque é ser proativo e disposto neste momento de inserção”, comenta Vitória Christo, head de People & Culture da Ilegra, empresa global de estratégia, inovação e tecnologia. Pensando nisso, o Eu Capacito trouxe quatro dicas do especialista para quem quer se preparar para iniciar a carreira em tecnologia. Confira:
“Busque aprendizado contínuo e trabalhe no desenvolvimento das suas soft skills. Um erro comum no momento de entrada no mercado é subestimar a relevância dessas habilidades. Hoje em dia já não basta somente um bom conhecimento técnico, se ele não vem acompanhado de soft skills que complementam o seu perfil”, afirma a executiva.
Além disso, participe de comunidades e eventos para construir seu networking e se fazer presente. “Busque consumir conteúdos relevantes e de pessoas que são referência para a sua área de atuação, participe de comunidades que gerem e fomentem trocas de experiências e conhecimento e se mantenha aberto e curioso a tudo que é novo”, complementa.
Leia mais: O futuro das empresas: por que criar ferramentas próprias de IA será essencial?
“Um profissional com um bom arsenal de soft skills com certeza está na frente de outros”, comenta Christo. Entre estas habilidades, o profissional ressalta:
O mundo em que estamos inseridos tem se apresentado extremamente dinâmico e exigente e com o setor de tecnologia não é diferente. “Estude, adquira noções de programação e fique atento às tecnologias emergentes para se manter relevante. Mantenha-se aberto e flexível para as mudanças, a única certeza que temos é que elas acontecerão”, afirma.
O setor de tecnologia no Brasil possui uma demanda crescente por especialistas em diversas áreas. Algumas se sobressaem e, por isso, é interessante investir na sua capacitação em:
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…