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Um novo estudo conduzido pela YouGov a pedido da Consensys, fornecedora de tecnologia web3, revelou que os brasileiros possuem forte desejo por ter propriedades digitais. Segundo o estudo, isso signiica que os consumidores acreditam em um futuro baseado em criptomoedas.
Entre os 1.005 brasileiros pesquisados, um em cada cinco afirmou possuir atualmente criptomoedas. A grande maioria se vê familiarizada com o assunto.
Enquanto 98% dos brasileiros ouvidos indicam que já ouviram falar sobre o tema, mais da metade (59%) afirma entender o que são as criptomoedas. A curiosidade continua sendo o principal motivador de investimento (25%). Bitcoin (72%) e Ethereum (42%) são as moedas mais populares.
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Segundo a pesquisa, o brasileiro, em geral, se mostra otimista em relação às moedas digitais: 47% dos entrevistados brasileiros acreditam que as criptomoedas estão principalmente associadas a conceitos positivos, como futuro do dinheiro (47%), propriedade digital (38%) e alternativa ao ecossistema financeiro tradicional (28%), superando as associações com especulação (25%) ou fraudes (26%).
Quando questionados sobre o futuro do dinheiro, 69% dos entrevistados acreditam que a tecnologia para reconstruir o sistema financeiro já está disponível. Ao mesmo tempo, 72% expressaram a independência financeira como uma declaração muito importante.
Questionados sobre a regulação das criptomoedas, quase metade dos brasileiros acredita que elas devem ser fortemente regulamentadas. Uma legislação dedicada para regular as criptomoedas entrou em vigor no Brasil em 20 de junho.
O alto consumo de conteúdos online não descarta a preocupação com a privacidade de dados. De acordo com a YouGov, aproximadamente 8 em cada 10 brasileiros expressam preocupações com a privacidade de seus dados e 68% desejam ter mais controle sobre suas identidades na internet.
Ao mesmo tempo, há uma falta de confiança nos serviços da internet: apenas 24% expressaram confiança em como suas informações pessoais são usadas por essas empresas.
O estudo também buscou avaliar a percepção dos brasileiros em relação ao conteúdo que criam e publicam na Internet. Dos entrevistados, 56% acreditam que adicionam valor à Internet e 69% acreditam que devem ser os proprietários do que produzem, mas apenas 35% sentem que são recompensados adequadamente por suas contribuições na internet.
Na análise da YouGov e da Consensys, os resultados da pesquisa demonstram uma atitude cada vez mais dominante em relação a uma Internet que oferece mais controle sobre os dados que compartilhamos online e uma distribuição mais equitativa dos benefícios com os criadores. “Nesse novo mundo, a Web 3.0 e as criptomoedas permitem uma cooperação verdadeiramente escalável entre pares”, destacam.
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