Nextel lança plataforma digital para contratação de planos móveis

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2:47 pm - 06 de dezembro de 2016

A Nextel lançou hoje (6/12) uma plataforma 100% digital para contratação de planos móveis em linha com as necessidades dos clientes. Batizado de Happy, o serviço está disponível nas cidades com DDD 13 e 19. Em janeiro, chegará aos maiores mercados da empresa: São Paulo e Rio de Janeiro. Para clientes de todo o Brasil que quiserem fazer o pré-cadastro, é preciso acessar o site do Happy.

“Não é pré, não é pós. É um novo conceito, uma plataforma totalmente diferente de tudo o que temos hoje. Por isso, fugimos de estereótipos para defini-lo”, afirmou Francisco Valim, presidente da Nextel Brasil. O executivo explicou que tudo começa com um chip, comercializado em vendings machines, bancas de jornais e varejos, por R$ 10. Atualmente, são 25 mil pontos de venda, mas a segunda fase contemplará 40 mil. O chip também pode ser solicitado para recebimento em casa. 

Quando o cliente insere o chip no smartphone, a escolha do plano acontece sem necessidade conexão com internet ou instalação do aplicativo. O app, disponível gratuitamente para download na App Store e Google Play, pode ser instalado posteriormente, comentou.

Com o aplicativo, é possível fazer a gestão do plano, com combinações de internet e minutos que duram sete ou 30 dias, além de escolher realizar os pagamentos via cartão de débito e crédito, débito direto em conta corrente das principais instituições bancárias do Brasil e via recarga.

Os planos de sete dias custam entre R$ 7,99 e R$ 12,99 e os de 30 dias entre R$ 34,99 e R$ 79,99 com franquias de dados que variam de 250 MB a 5 GB e pode-se escolher até 200 minutos de voz para qualquer operadora. Há a possibilidade de eleger somente dados ou somente voz. Como acontece tradicionalmente no setor, será possível fazer a portabilidade do número de outras operadoras para o Happy.

De acordo com Valim, no aplicativo, o usuário não está amarrado a uma franquia e poderá mudar seu plano a qualquer momento. Também é possível comprar internet e minutos de ligações adicionais, acompanhar o consumo de dados e voz em tempo real e alterar a forma de pagamento. Outra informação que será possível visualizar são gráficos com históricos de consumo. Além disso, caso o consumidor precise entrar em contato com a operadora, todo o histórico fica registrado no app, incluindo não só número de protocolo, mas o tema que foi abordado na ligação.

Além de o uso do app não consumir dados do cliente, a Nextel também levou o zero rating para os aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Messenger e Telegram. Ligações de voz (VoIP) também poderão ser realizadas sem que haja desconto na franquia de dados.

“Queríamos colocar o cliente no centro do controle e não impor um plano que ele não usa. Passamos o poder da operadora para a mão das pessoas”, justificou Valim.

Questionado como essa nova oferta, altamente volátil, impactará nas receitas da empresa no Brasil, Valim respondeu “vamos descobrir”. Embora não revele números com expectativas, o executivo apontou que o mercado de telecom é ávido por empresas que deixem os consumidores fazer suas escolhas livremente. “Por isso, acreditamos que o Happy vai gerar grande adesão no mercado”, disse. Para se ter uma ideia, hoje, a empresa conta com 4 milhões de clientes.

Durante coletiva de imprensa para apresentação do Happy, em São Paulo, os executivos da Nextel destacaram que todo o processo de criação do novo serviço aconteceu em cinco meses. Foram dois meses e meio para o desenvolvimento, que envolveu a equipe interna da Nextel e o apoio de dezenas de fornecedores externos, e mais de 400 pessoas para teste do aplicativo.

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