Negócios

Na Localiza&Co, IA não é hype

Com 51 anos de história e uma trajetória marcada por inovações, a Localiza&Co tem revolucionado o setor de mobilidade e se destacado por sua abordagem pioneira na adoção de tecnologias emergentes.

Bruno Lasansy e André Petenussi, CEO e CTO da empresa, respectivamente, concordaram no AWS Summit, que aconteceu nesta quinta-feira (15/8), em São Paulo, que a inteligência artificial (IA) não é apenas uma moda passageira para a companhia, mas um pilar essencial para a transformação dos negócios e o aprimoramento dos seus serviços.

Fundada em 1963 em Belo Horizonte com uma pequena frota de fuscas usados e uma visão ambiciosa, a Localiza&Co se tornou gigante. Com uma frota de 630 mil veículos no Brasil, a empresa tem uma vasta rede de vendas e uma equipe de 21 mil colaboradores.

“Construímos uma das mais completas e modernas plataformas de mobilidade do mundo”, afirmou Lasansy. A plataforma da Localiza&Co, que inclui soluções como assinatura de veículos, seminovos e o Zerp para motoristas de aplicativos, é baseada na nuvem e conta com mais de 9 mil componentes. Esta infraestrutura robusta permite à empresa realizar 30 mil deploys por ano e implementar centenas de casos de uso desenvolvidos pelo time de TI.

Transformação pautada pela IA generativa

A jornada da Localiza&Co com a IA generativa começou com a criação do Gen AI Case Factory. O projeto explora o potencial da IA para identificar e quantificar danos em veículos de forma automatizada, alcançando uma acuracidade de 81% em suas provas de conceito. Além disso, a empresa tem se dedicado a desenvolver tecnologias antifraude e de prevenção de acidentes, conectando 450 mil veículos por meio de uma plataforma de IoT.

Petenussi ressaltou em conversa com jornalistas que a adoção da IA não é uma moda passageira, mas sim uma transformação real e duradoura. “A IA não é hype. Ao contrário de algumas tecnologias recentes, ela vai trazer mudanças significativas na forma como trabalhamos e operamos nossos negócios”, disse. Ele explicou que, apesar das expectativas elevadas, a adoção da IA requer uma base sólida de competências tecnológicas e preparação prévia. “É uma oportunidade disruptiva que vai mudar o jeito de trabalhar e impactar processos internos”, acrescentou.

Parceria com a AWS

A parceria com a AWS tem sido crucial para a Localiza&Co, especialmente em sua jornada de transformação digital. Petenussi destacou a importância da construção conjunta com a AWS, valorizando os serviços profissionais capacitados que a empresa oferece. “Estamos 100% em nuvem, e a AWS é uma parte fundamental dessa transformação. Valorizamos a capacidade de experimentar com o cliente em ciclos mais curtos”, explicou.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 semana ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 semana ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 semana ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 semana ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 semana ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 semana ago