IA avança no Brasil, mas falta de infraestrutura e preparo travam transformação digital, aponta Lenovo

Lenovo revela que 68% das empresas brasileiras usam IA, mas desafios como infraestrutura e qualificação freiam avanços

Author Photo
5:52 pm - 20 de maio de 2025
João Bortone, presidente e gerente-geral da Lenovo ISG para América Latina. Foto: Divulgação

Apesar de 68% das empresas brasileiras já utilizarem inteligência artificial (IA), a transformação digital com base na tecnologia enfrenta entraves importantes, como a falta de infraestrutura adequada, carência de especialistas e problemas na qualidade dos dados. É o que mostra o CIO Playbook 2025, estudo conduzido pela IDC em parceria com a Lenovo, divulgado nesta segunda-feira (20) durante almoço com jornalistas em São Paulo.

Segundo o presidente e gerente-geral da Lenovo ISG para América Latina, João Bortone, o avanço da IA no Brasil é promissor, mas não está livre de armadilhas. “IA não é mais fumaça, é realidade. E o CIO precisa encampar essa agenda.

Ainda temos uma parcela significativa de empresas que sequer começou”, diz, referindo-se aos 36% dos CIOs que não estão olhando para a tecnologia, dado que, em comparação com os EUA, onde a taxa de adoção é muito mais alta, ainda surpreende. “Estamos diante de uma onda irreversível. A questão agora não é mais se vamos usar IA, mas como ela realmente vai transformar o negócio”, provoca.

Entre hype e prática

A pesquisa com 500 líderes de tecnologia da América Latina revela que, embora mais da metade das empresas no Brasil já esteja implementando IA generativa (53% pretendem intensificar o uso nos próximos 12 meses), boa parte das aplicações ainda se concentra em áreas específicas, como TI, desenvolvimento de software, RH e finanças. Apenas 4% disseram usar IA em toda a companhia.

Na prática, segundo ele, a tecnologia começa a aparecer em soluções cada vez mais concretas: de sistemas que identificam tumores de pulmão a drive-thrus que reconhecem preferências dos clientes e ajustam os pedidos automaticamente. “Veremos um crescimento exponencial da inferência — o uso da IA em tempo real, nos bastidores da operação”, explica Bortone.

Mas nem todos estão prontos. “Há empresas com medo de adotar IA por achar que vai perder o emprego. Precisamos de muita educação”, completou, comparando o momento atual ao período em que empresas proibiam o uso do YouTube, temendo perda de produtividade. “O comportamento humano é o mesmo: medo do novo paralisa.”

Soberania, governança e o futuro da IA na América Latina

O estudo também mostra que 86% das empresas da região já possuem ou estão criando políticas de governança, risco e conformidade (GRC) voltadas para IA. Esse cuidado é essencial para garantir ética e segurança no uso da tecnologia, além de preparar o terreno para ganhos sustentáveis no longo prazo.

Outro ponto de atenção levantado por Bortone é a soberania dos dados. “Nem tudo pode ir para uma nuvem que não sabemos onde está. É preciso organização e infraestrutura local. Estamos, por exemplo, finalizando a última fase de um projeto estratégico de HPC com a Petrobras, um dos maiores da América Latina”, comenta.

O executivo destacou ainda o surgimento das chamadas “fábricas de IA”, estruturas dedicadas ao desenvolvimento interno de soluções baseadas em inteligência artificial. Segundo ele, esse é um caminho natural para empresas de grande porte, que já contam com times multidisciplinares e especialistas focados exclusivamente no tema.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas