Seguindo sua premissa de inovação no DNA, a Natura deu mais um passo nessa estratégia e lançou um aplicativo, disponível para iOS e Android, com tecnologia que permite reconhecimento e escaneamento de imagens para compras de produtos.
Batizado de Natura Sempre Presente, a experiência de compra começa no mundo físico. Mais de 300 pontos de ônibus em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e outras capitais foram equipados com painéis com produtos e QR Codes que podem ser escanados. Feito isso, o produto é adicionado à sacola de compras e enviado para a casa do consumidor ou para o presenteado.
Caso queira escolher outros itens, o usuário também terá acesso a uma vitrine de produtos, com mais de 40 presentes de Natal, entre itens de perfumaria, higiene pessoal e cosméticos. Outro diferencial do aplicativo é que o cliente conta com o atendimento de uma consultora digital da Rede Natura em caso de dúvidas.
Agenor Leão, vice-presidente de tecnologia digital da Natura, explica que algumas revistas femininas e outras de circulação nacional também contam com o QR Code para realização da compra. “Temos tido boa aceitação do aplicativo, que continuará a existir depois das festas e será atualizado com diferentes vitrines e um portfólio mais abrangente”, conta.
O trabalho de desenvolvimento da solução, de acordo com o executivo, consumiu um mês e, segundo Leão, é um primeiro caminho para testar o engajamento do consumidor final. “Ele gera uma experiência de compra diferenciada e pode nos ajudar a evoluir para outros caminhos”, comenta o executivo.
Leão relata que a ideia do app é gerar conhecimento dos produtos da Natura e manter a proximidade da marca com clientes e consultoras, que hoje somam mais de 1,3 milhão somente no Brasil.