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Natura usa IA para tornar ambientes de consultoras mais acessíveis

A Natura, com apoio da CI&T, estão usando inteligência artificial para tornar o ambiente digital mais inclusivo para pessoas com deficiência. A iniciativa busca, na prática, tornar mais acessíveis as plataformas usadas por 1,8 milhão de consultoras da Natura e da Avon, usando jornadas mais “intuitivas, acessíveis e adaptadas” às diferentes necessidades de navegação na interface usada por essas parceiras de vendas.

O projeto está sendo divulgado durante o mês de maio, em que se celebra o Dia Mundial da Inclusão Digital (27).

Mais de 60 profissionais das áreas de produto, tecnologia e design da Natura, CI&T e parceiros atuam no projeto. Para a CI&T, a IA permite identificar barreiras menos evidentes, sugerir melhorias “em tempo real” e automatizar verificações recorrentes em plataformas digitais.

Veja também: Empregos juniores em tecnologia estão desaparecendo, e a culpa pode ser da IA

Entre as funcionalidades estarão a correção de falhas de contraste, ausência de textos alternativos em imagens e problemas de navegação por teclado (importantes para usuários com deficiências visuais ou motoras). A inclusão de pessoas com essas deficiências nas soluções é um dos diferenciais da iniciativa.

Quatro colaboradores da CI&T com deficiência participam da criação e validação das interfaces.

“Incluir pessoas com deficiência no desenvolvimento não é apenas uma questão de representatividade — é o que torna a iniciativa mais funcional e conectada com a realidade de quem usa. São essas vivências que orientam soluções mais empáticas e eficazes. Esse é, sem dúvida, um bom exemplo de uso da inteligência artificial a favor das necessidades humanas,” diz em comunicado Cinthia Oliveira, head global de ESG da CI&T.

Capacitação

O trabalho tem três frentes principais: diagnóstico técnico, participação ativa de pessoas com deficiência e capacitação contínua das equipes. No aspecto técnico, ferramentas como o FLOW, da CI&T, utiliza IA para avaliar interfaces digitais conforme as diretrizes internacionais WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) e os princípios de A11Y (abreviação de accessibility).

Além disso, workshops de empatia e treinamentos com lideranças e times de design buscam fortalecer uma cultura mais consciente e sensível à diversidade.

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