Natura usa IA para tornar ambientes de consultoras mais acessíveis

Projeto com a CI&T tem mais de 60 profissionais envolvidos. Objetivo é melhorar jornada de 1,8 milhão de consultoras

Author Photo
10:35 am - 29 de maio de 2025
Imagem: Shutterstock

A Natura, com apoio da CI&T, estão usando inteligência artificial para tornar o ambiente digital mais inclusivo para pessoas com deficiência. A iniciativa busca, na prática, tornar mais acessíveis as plataformas usadas por 1,8 milhão de consultoras da Natura e da Avon, usando jornadas mais “intuitivas, acessíveis e adaptadas” às diferentes necessidades de navegação na interface usada por essas parceiras de vendas.

O projeto está sendo divulgado durante o mês de maio, em que se celebra o Dia Mundial da Inclusão Digital (27).

Mais de 60 profissionais das áreas de produto, tecnologia e design da Natura, CI&T e parceiros atuam no projeto. Para a CI&T, a IA permite identificar barreiras menos evidentes, sugerir melhorias “em tempo real” e automatizar verificações recorrentes em plataformas digitais.

Veja também: Empregos juniores em tecnologia estão desaparecendo, e a culpa pode ser da IA

Entre as funcionalidades estarão a correção de falhas de contraste, ausência de textos alternativos em imagens e problemas de navegação por teclado (importantes para usuários com deficiências visuais ou motoras). A inclusão de pessoas com essas deficiências nas soluções é um dos diferenciais da iniciativa.

Quatro colaboradores da CI&T com deficiência participam da criação e validação das interfaces.

“Incluir pessoas com deficiência no desenvolvimento não é apenas uma questão de representatividade — é o que torna a iniciativa mais funcional e conectada com a realidade de quem usa. São essas vivências que orientam soluções mais empáticas e eficazes. Esse é, sem dúvida, um bom exemplo de uso da inteligência artificial a favor das necessidades humanas,” diz em comunicado Cinthia Oliveira, head global de ESG da CI&T.

Capacitação

O trabalho tem três frentes principais: diagnóstico técnico, participação ativa de pessoas com deficiência e capacitação contínua das equipes. No aspecto técnico, ferramentas como o FLOW, da CI&T, utiliza IA para avaliar interfaces digitais conforme as diretrizes internacionais WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) e os princípios de A11Y (abreviação de accessibility).

Além disso, workshops de empatia e treinamentos com lideranças e times de design buscam fortalecer uma cultura mais consciente e sensível à diversidade.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.