Categories: Notícias

Museu do Amanhã fecha parceria com Science Museum Group para cooperação científica

O Museu do Amanhã e o Science Museum Group, instituição que engloba o Science Museum, de Londres, e outras quatro instituições londrinas afiliadas; firmaram parceria de cooperação científica e museológica nesta quarta-feira (17/8).

Esse é o primeiro acordo da instituição britânica com um museu de ciência. A parceria prevê troca de experiências e conteúdo. As instituições trabalharão em conjunto para promover conhecimento científico em eventos, seminários, exposições, e também programas de educação e atividades relacionadas à Ciência e Tecnologia.

O Science Museum Group detém uma das maiores e mais importantes coleções do mundo relacionadas com a história e a prática contemporânea da ciência, medicina, tecnologia e indústria. Com cinco museus no Reino Unido, que traz coleções de significado global, com mais de 5 milhões de visitantes por ano.

Durante a reunião que apresentou a parceria, Jean Franczyk, diretor adjunto do Science Museum, disse estar satisfeito com a iniciativa e nas possibilidades que serão exploradas com o intercâmbio de conhecimento. “No Science Museum Group, reconhecemos que grandes ideias podem mudar o mundo. Nossos museus celebram as invenções científicas que moldaram nosso presente, enquanto trazem a ciência viva para as próximas gerações inovadoras, e é parte fundamental da nossa missão tornar ciência, tecnologia, matemática e engenharia acessível a todos”, diz o executivo.

Uma das âncoras da revitalização da área portuária do Rio, o Museu do Amanhã é dedicado à ciência e a explorar possibilidades para o futuro. Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã, reforça que esta parceria trará novas perspectivas e uma grande quantidade de aprendizagem.

“As instituições do Science Museum Group, em especial o Science Museum de Londres, são tradicionais e de prestígio. Para nós, esta parceria é um passaporte para iniciar a integração desta grande equipe de especialistas”, completa Oliveira.

Para Lucimara Letelier, vice-diretora de Artes no British Council, a parceria irá expandir e qualificar iniciativas de ambos os museus, comprometidos com a construção de uma sociedade mais consciente por meio do acesso e envolvimento com a Ciência. A instituição pretende continuar a apoiar a parceria, especialmente permitindo o reforço das capacidades de intercâmbio de pessoal e professores dentro de seus museus.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago