Mundo analítico: os robôs podem ameaçar o seu emprego?

O quanto você é estratégico para a empresa em que trabalha? Até que ponto robôs poderão roubar o seu emprego? Essas são algumas das indagações que surgem ao refletirmos sobre a velocidade em que a robotização se expande em diversas indústrias ao garantir mais eficiência e redução de custos.

Outro ponto a ser considerado é a dificuldade de encontrar pessoas qualificadas, especialmente no mercado de TI, o que pode ser visto como uma grande ameaça neste sentido, conforme ressaltou Vagner Assis, cofundador da InQuesti, durante sua apresentação “Mundo mais analítico”, realizada nesta terça-feira, 7, no IT Forum Expo 2017.

O executivo deu alguns exemplos de que a substituição de profissionais por robôs não é uma realidade muito distante. A Forbes já utiliza softwares para criação de matérias na seção de ações e bolsa de valores, substituindo jornalistas, enquanto hotéis no Japão automatizaram muitas funções antes realizadas por humanos, como a recepção de hóspedes e armazenamento de bagagens.

“Estar em constante aperfeiçoamento neste mundo analítico ajudará o profissional a fazer as melhores perguntas, ser mais estratégico e criativo. Não podemos esquecer que a criatividade é exclusiva do ser humano, uma vantagem em relação às máquinas”, disse.


Conhecimento em dados

O conhecimento de dados, ainda de acordo com Assis, será uma habilidade indispensável que poderá ajudar qualquer profissional a ser mais completo e, principalmente, não perder seu emprego para um robô. “As pessoas com conhecimento em dados são as que permanecerão nas empresas”, comentou, acrescentando que ao ignorar os dados, cairemos nas tarefas repetitivas e mecânicas, que podem ser facilmente robotizadas.

Diante deste cenário desafiador, a própria inQuesti nasceu com o propósito de apoiar seus clientes, proporcionando novas formas de enxergar as informações. A empresa oferece soluções, treinamento e consultoria especializada em análise e gerenciamento de dados.

 

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago